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Abstract(s)
A Certificação de produtos com diferencial de identidade representa um instrumento de valorização de tradições, costumes, saberes, práticas e outros bens imateriais associados à identidade territorial. Podendo ser utilizada pelos produtores como um instrumento de agregação de valor e acesso a mercados e reputadas pelos consumidores como um mecanismo de garantia de qualidade, posto que constituem uma vantagem competitiva em mercados cada vez mais marcados pela diferenciação de produtos. A pesquisa teve como objetivo geral, verificar como as certificações de produtos alimentares contribuem para o desenvolvimento local, através do estudo de caso da batata doce de Aljezur, IGP. Deseja-se traçar perfil socioeconómico do produtor, levantar os dados sobre a produção, quantidade, valor, preço produção e comercialização da batata doce de Aljezur e analisar sua evolução ao longo do tempo, avaliar a certificação da batata doce de Aljezur como, fator de aumento da visibilidade e promoção da imagem local, favorecendo atividades complementares como: o turismo e cultural da regional, resguardo dos saberes tradicionais, preservação e valorização do patrimônio cultural gastronômico da região. Os resultados apontaram para um perfil de pequeno produtor rural familiar. A área total cultivada com a batata doce de Aljezur, IGP, variedade “Lira” entre os associados é em média 14,2 ha segundo cálculos dos dados de 2017, fornecidos em entrevista pela APBDA. A Associação de Produtores de batata doce de Aljezur dispõe apenas elementos relativos aos associados, certificados, que somam 20 produtores. As variáveis preço, valor e produtividade não foram diretamente afetadas pela certificação, apesar dos preços da batata doce certificada se manterem estáveis. Porém o potencial de dinamização da economia e desenvolvimento local relacionado a IGP, é favorável. Fatores como: organização social e promoção de eventos e turismo local relacionados ao produto batata doce de Aljezur, afetam positivamente o desenvolvimento da atividade local.
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Keywords
Certificações Desenvolvimento rural Diferencial de identidade Produtos tradicionais Indicação geográfica Dieta mediterrânica