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Perdas por imparidade - fatores explicativos e impactos

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Abstract(s)

Com base numa amostra representativa das empresas da Euronext Lisboa e da Bolsa de Madrid (2007 a 2011) estuda-se o seu comportamento face ao reconhecimento das imparidades nos ativos fixos tangíveis e intangíveis e a relevância destas para os investidores. Analisa-se as diferenças no reconhecimento das imparidades imputadas à nacionalidade, ao setor de atividade e a pertença ou não aos índices bolsistas PSI20 e IBEX35. Cerca de 28% das entidades não reconheceu imparidades no período em estudo. O valor de imparidades teve uma tendência crescente ao longo do período, quase que duplicando o seu valor em 2011. Os intangíveis, e em particular o goodwill (GW), são o ativo cujas imparidades assumem peso crescente. Comprovou-se que a probabilidade pela opção de reconhecimento das imparidades é influenciada positivamente pela dimensão das entidades (proxies ativo e vendas) e negativamente pelo valor de mercado (p-value < 0,10). Constatou-se que as entidades portuguesas orientadas para a exportação têm uma maior probabilidade de não reconhecer imparidades, enquanto as com maiores valores de mercado apresentam maior probabilidade (p-value < 0,10). Quanto à relevância da imparidade para o valor de mercado confirma-se a relação negativa significativa, reforçando as conclusões de estudos anteriores, quer no mercado de capitais português, quer noutros mercados. Confirma-se ainda a relevância de outros fatores que o afetam positivamente (resultado liquido, dividendos e ativo) ou negativamente (passivo). Considera-se que este estudo contribui para a investigação na temática do reconhecimento e relevância das perdas por imparidade destes ativos, sendo inovador no que concerne à análise de fatores explicativos das opções das entidades e introduzindo o fator cultural Ibérico nessa análise.

Description

Dissertação de mestrado, Contabilidade, Faculdade de Economia, Universidade do Algarve, 2013

Keywords

Contabilidade Bolsas de valores Análise de fatores Valor de mercado

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