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Authors
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Abstract(s)
Este é o resultado de um estudo etnográfico centrado num grupo de 8 jovens do
Bairro de Emergência Horta da Areia, em Faro e a sua participação numa atividade
desenvolvida no Centro Comunitário do bairro, o teatro do oprimido (T.O.).
O grupo é constituído por 8 jovens entre os 13 e os 17 anos, que vivem no bairro
da Horta da Areia, frequentam o centro comunitário e que, enquanto grupo de teatro, se
denominam por Minoria do Ghetto. Espacialmente o bairro encontra-se situado na
periferia da cidade de Faro e muitas das dificuldades que os 8 jovens enfrentam advém
do facto de viverem num bairro pobre que, estrutural e socialmente, enfrenta
constrangimentos difíceis de ultrapassar (localização espacial, condições de
habitabilidade, forte estigma social do bairro, mais o facto de alguns pertencerem a
famílias ciganas).
Posto isto, procurou-se compreender de que forma o T.O., um teatro
participativo, interventivo e político, vem influenciar a vida de cada um dos elementos
deste grupo de jovens, assim como qual a importância que vários momentos que
resultam deste tipo de atividade (ensaios, apresentações de peças, etc.) tem para os
mesmos ao nível das suas aprendizagens e da sua valorização pessoal e social. Centrouse
portanto em perceber o que lhes suscita interesse no T.O. e o que significa o teatro
para si, mas também que mais-valias retiram daí para a sua vida e se essas poderão de
alguma forma dar-lhes ferramentas que lhes permitam melhor lidar com alguns dos
constrangimentos de viver no bairro.
Permitiu perceber que as questões ciganas têm um impacto significativo tanto no
bairro quanto nas vidas dos jovens participantes no estudo, mas também que o T.O. é
uma ferramenta que acrescenta aspetos positivos e significativos às suas vidas, pela
diversidade de experiências e aprendizagens que lhes trás.
Description
Dissertação de mest., Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Sociologia da educação Educação social Teatro Opressão Comunidades Ciganos