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Abstract(s)
Este trabalho consiste no desenvolvimento de percursos didácticos baseados
em metodologias investigativas de natureza experimental para o ensino das Ciências
do 3º Ciclo, a partir de metodologias de investigação científica em Biotecnologia.
Pretendeu-se explorar as potencialidades de transferência da investigação científica
em curso, para o ensino das ciências no Ensino Básico, de modo a responder às novas
necessidades, permitindo o desenvolvimento da investigação científica e abordando a
interface Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS).
As investigações do trabalho centram-se em dois métodos científicos:
1 Processo de coagulação do leite, usando enzimas coagulantes extraídas das
flores de Cynara cardunnculu e do coalho comercial, imobilizadas em
alginato de Sódio.
2 Processo de hidrolise dos lípidos (gorduras como, margarina, azeite e óleo
vegetal) usando lipases de origens diferentes (bacteriana, fungos e
detergentes comuns) com posterior imobilização.
Os processos supra mencionados foram transferidos para o ensino básico do 3º
ciclo, referindo a importância das aulas experimentais no desenvolvimento de
competências que permitam ao aluno construir o seu próprio conhecimento. Neste
âmbito, apresentou-se um estudo que visa apresentar um quadro de referências para o
ensino das ciências, demonstrando que a mudança é possível e ajudando os
professores a formar uma representação coerente dessa mudança, de forma a
promoverem um ensino inovador das ciências, que passa por dar mais relevância à
investigação. Este é um suporte indispensável à reflexão crítica dos professores em
articulação com as suas epistemologias práticas e ao desenvolvimento que a
investigação em didácticas/educação em ciências precisa de ganhar. Claro que todo
este quadro de referências passa por contextualizar socialmente e adequar o referido
processo, para que o sujeito seja capaz de construir o seu conhecimento, ou seja,
intervindo com C-T-S de modo a que o ensino das ciências se torne útil na
perspectiva do aluno.
Como produto desta investigação, desenvolveu-se um módulo didáctico para o
ensino das ciências do 3º Ciclo, integrando estas metodologias no quadro das
tendências actuais. Foi desenvolvida uma breve descrição de uma possível aplicação
quer numa situação de ensino formal (escola), quer numa situação de ensino não –
formal (exemplo: centro de “Ciência Viva”).
Description
Dissertação mest., Biologia e Geologia, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Ensino Ciências 3º ciclo Conhecimento Construção Biocatalisadores Imobilização Coagulação Hidrólise