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A biotecnologia no ensino das ciências do 3º ciclo: desenvolvimento de experiências didácticas utilizando a acção de biocatalisadores imobilizados

dc.contributor.advisorCosta, Maria Emília Lima
dc.contributor.advisorCarmo, José Manuel Batista do
dc.contributor.advisorCabral Silva, R.
dc.contributor.authorPalma, Rosa Cristina Gonçalves da
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:10Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:10Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Biologia e Geologia, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractEste trabalho consiste no desenvolvimento de percursos didácticos baseados em metodologias investigativas de natureza experimental para o ensino das Ciências do 3º Ciclo, a partir de metodologias de investigação científica em Biotecnologia. Pretendeu-se explorar as potencialidades de transferência da investigação científica em curso, para o ensino das ciências no Ensino Básico, de modo a responder às novas necessidades, permitindo o desenvolvimento da investigação científica e abordando a interface Ciência – Tecnologia – Sociedade (CTS). As investigações do trabalho centram-se em dois métodos científicos: 1 Processo de coagulação do leite, usando enzimas coagulantes extraídas das flores de Cynara cardunnculu e do coalho comercial, imobilizadas em alginato de Sódio. 2 Processo de hidrolise dos lípidos (gorduras como, margarina, azeite e óleo vegetal) usando lipases de origens diferentes (bacteriana, fungos e detergentes comuns) com posterior imobilização. Os processos supra mencionados foram transferidos para o ensino básico do 3º ciclo, referindo a importância das aulas experimentais no desenvolvimento de competências que permitam ao aluno construir o seu próprio conhecimento. Neste âmbito, apresentou-se um estudo que visa apresentar um quadro de referências para o ensino das ciências, demonstrando que a mudança é possível e ajudando os professores a formar uma representação coerente dessa mudança, de forma a promoverem um ensino inovador das ciências, que passa por dar mais relevância à investigação. Este é um suporte indispensável à reflexão crítica dos professores em articulação com as suas epistemologias práticas e ao desenvolvimento que a investigação em didácticas/educação em ciências precisa de ganhar. Claro que todo este quadro de referências passa por contextualizar socialmente e adequar o referido processo, para que o sujeito seja capaz de construir o seu conhecimento, ou seja, intervindo com C-T-S de modo a que o ensino das ciências se torne útil na perspectiva do aluno. Como produto desta investigação, desenvolveu-se um módulo didáctico para o ensino das ciências do 3º Ciclo, integrando estas metodologias no quadro das tendências actuais. Foi desenvolvida uma breve descrição de uma possível aplicação quer numa situação de ensino formal (escola), quer numa situação de ensino não – formal (exemplo: centro de “Ciência Viva”).por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other37.013:55 PAL*Bio 1º vol. Cave 37.013:55 PAL*Bio 2º vol. Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/629
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectCiênciaspor
dc.subject3º ciclopor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectConstruçãopor
dc.subjectBiocatalisadorespor
dc.subjectImobilizaçãopor
dc.subjectCoagulaçãopor
dc.subjectHidrólisepor
dc.titleA biotecnologia no ensino das ciências do 3º ciclo: desenvolvimento de experiências didácticas utilizando a acção de biocatalisadores imobilizadospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências do Mar e do Ambientepor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Biologia e Geologia. Especialização em Educaçãopor

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