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Data storytelling e inteligência artificial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociais
dc.contributor.advisorRamos, Célia
dc.contributor.authorFrade, Maria João
dc.date.accessioned2025-07-10T12:47:32Z
dc.date.available2025-07-10T12:47:32Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.description.abstractO presente estudo foi desenvolvido durante estágio realizado pela aluna na empresa Freshmint com supervisão do seu CEO, Drº Jorge Cabaço, sob a orientação académica da Prof.ª Dr.ª Célia Ramos da Universidade do Algarve, e explora conceitos e aplicações de Data Storytelling e Inteligência Artificial no âmbito da análise e comunicação de dados. O principal objetivo foi compreender o funcionamento e as vantagens destas ferramentas, e como podem ser integradas para facilitar a criação de visuais e narrativas acessíveis, apelativos e informativos, que auxiliem eficazmente as tomadas de decisões estratégicas. O apuramento da investigação culmina no desenvolvimento da definição de Visual Storytelling, das suas potencialidades, e da sua relação com sistemas de Inteligência Artificial. Além da introdução à Análise de Sentimento, na parte prática deste estudo encontram-se ainda as atividades de criação do website My Ria Formosa, a participação no evento Share Algarve 2023, a análise aos inquéritos de satisfação realizados sobre o mesmo, à luz das noções apreendidas.por
dc.description.abstractThis study was developed during an internship carried out by the student at the company Freshmint, under the supervision of its CEO, Dr. º Jorge Cabaço, and the academic guidance of Prof. Dr. ª Célia Ramos from the University of Algarve, and explores concepts and applications of Data Storytelling and Artificial Intelligence in the context of data analysis and communication. The main objective was to understand the functioning and advantages of these tools, and how they can be integrated to facilitate the creation of accessible, appealing, and informative visuals and narratives that effectively aid strategic decision-making. The findings of the research culminate in the development of the definition of Visual Storytelling, its potential, and its relationship with Artificial Intelligence systems. In addition to introducing Sentiment Analysis, the practical part of this study includes activities such as the creation of the My Ria Formosa website, participation in the Share Algarve 2023 event, and the analysis of satisfaction surveys conducted for the event, all through the lens of the knowledge acquired.eng
dc.identifier.tid203893948
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/27379
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectData storytelling
dc.subjectVisual storytelling
dc.subjectArtificial intelligence
dc.subjectAi-powered analytics
dc.subjectSentiment analysis
dc.titleData storytelling e inteligência artificialpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economia
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketing

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