Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

As artes visuais na educação pré-escolar

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório, intitulado “As Artes Visuais na Educação Pré-Escolar”, foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar, considerando como seu principal objetivo conhecer as práticas educativas de uma instituição, educadoras cooperantes e futuras educadoras, no âmbito da área das artes visuais. Com o desenrolar da investigação deste relatório de investigação, pretendeu-se aprofundar os conhecimentos acerca da área das artes visuais presentes na educação de infância, os seus contributos no desenvolvimento das crianças até aos seis anos de idade, provar que é possível trabalhar outras áreas de conteúdo partindo das artes visuais, bem como, os benefícios que surgem para as crianças no que diz respeito às artes visuais como prática educativa de uma instituição. Assim, tendo em conta o objetivo da investigação, recorreu-se à metodologia de análise qualitativa, mais propriamente do Projeto Educativo da instituição, e à realização de entrevistas semiestruturadas a quatro futuras educadoras, as quais frequentaram a mesma instituição, durante o mesmo ano letivo, na Prática de Ensino Supervisionada. Todos os dados resultantes foram sujeitos a uma análise e interpretação dos mesmos. Para concluir, através da análise e interpretação dos dados recolhidos, este estudo mostrou que a instituição em causa e as educadoras cooperantes mostram afinidade total com as práticas educativas assentes na área das artes visuais. Também as futuras educadoras entrevistadas aplicaram e demostraram saber a sua importância para o contributo no desenvolvimento de aprendizagens das crianças, as quais surgem através da área das artes visuais para as outras áreas de conteúdo.

Description

Keywords

Educação pré-escolar Artes visuais Desenvolvimento infantil Criatividade Práticas

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License