Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.26 MB | Adobe PDF | |||
1023.29 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À
conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência
fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017.
O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé,
com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não
estava corretamente desenvolvida.
A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento
das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores
competências ao nível da consciência fonológica.
Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras
contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A
partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto
de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover
o desenvolvimento da consciência da palavra.
Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos
averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as
crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às
respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos.
Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do
processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir
sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma
capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição
da leitura e da escrita.
Description
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
Keywords
Consciência da palavra Linguagem oral Linguagem escrita Crianças em idade pré-escolar Educação pré-escolar