Publication
À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Horta, Maria Helena Martins da Cruz | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Andreia Osório | |
dc.date.accessioned | 2018-03-23T16:04:40Z | |
dc.date.available | 2018-03-23T16:04:40Z | |
dc.date.issued | 2017-12-06 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | O Relatório de investigação de Prática de Ensino Supervisionada (PES) intitula-se «À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica», realizado no âmbito da unidade curricular de PES, no ano letivo de 2016/2017. O estudo foi praticado numa Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), em Loulé, com um grupo de crianças de 4 anos de idade, cuja capacidade de identificação da palavra não estava corretamente desenvolvida. A capacidade acima referida revela-se de extrema importância para o desenvolvimento das linguagens oral e escrita da criança, e que deverá ser cuidada ainda antes das posteriores competências ao nível da consciência fonológica. Assim, colocámos a seguinte questão de pesquisa: «A exploração de frases e palavras contribuirá para o desenvolvimento da consciência da palavra em crianças de 4 anos?». A partir desta questão, definimos como objetivos do estudo: avaliar se a utilização do conjunto de frases e de palavras desenvolverá a consciência da palavra e, consequentemente, promover o desenvolvimento da consciência da palavra. Neste estudo optámos por um design de investigação-ação, uma vez que procuramos averiguar as consequências após a implementação de uma sequência de atividades com as crianças. A metodologia assume-se quantitativa, já que atribuímos uma pontuação às respostas das crianças, que melhor nos ajudaram a registar os resultados obtidos. Os principais resultados revelaram uma evolução em todas as crianças ao longo do processo, no que à consciência da palavra diz respeito. O estudo permitiu-nos, ainda, refletir sobre a importância da nossa intervenção, já que proporcionamos a aquisição de uma capacidade essencial no desenvolvimento das crianças, que influenciará a posterior aquisição da leitura e da escrita. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201849178 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10477 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Consciência da palavra | pt_PT |
dc.subject | Linguagem oral | pt_PT |
dc.subject | Linguagem escrita | pt_PT |
dc.subject | Crianças em idade pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.title | À conquista das palavras por crianças de 4 anos: uma etapa no desenvolvimento da consciência fonológica | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
Files
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: