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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo pretende clarificar a possível associação entre os processos fonológicos e a gaguez numa amostra de 16 crianças com cinco anos de idade, em que oito crianças gaguejam e as restantes pertencem ao grupo de controlo, procurando responder às seguintes questões: 1) será que as crianças que gaguejam apresentam diferenças significativas na presença de processos fonológicos, não esperados para a idade, em relação aos seus pares fluentes?; 2) existirá alguma relação entre a gaguez e o tipo de processos fonológicos?; 3) existirá alguma relação entre o tipo de disfluências e a presença de processos fonológicos, não esperados para a idade?
Recorreu-se à avaliação do discurso espontâneo da amostra com posterior análise da fluência, através de uma Grelha de Avaliação da Fluência, construída especialmente para o estudo e à avaliação da fonologia (processos fonológicos) através do Teste Avaliação Fonológica da Criança, adaptada para Português Europeu (Guerreiro, 2008).
Os resultados obtidos demonstram presença de maior número de processos fonológicos no grupo de crianças que gagueja, nomeadamente uma ocorrência superior dos processos fonológicos “substituição de líquidas” e “omissão de líquidas”, comparativamente ao grupo controlo. Estes dados sugerem uma maior ocorrência de disfluências, aquando o aumento da complexidade fonológica, o que está de acordo com a hipótese Covert-Reapir-Hypothesis. Foi ainda possível observar uma correlação negativa significativa entre a frequência relativa de processos fonológicos e a frequência relativa de prolongamentos no grupo de crianças que gagueja, sugerindo uma maior ocorrência de prolongamentos em crianças com menor ocorrência de processos fonológicos.
Description
Dissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Neuropsicologia Gaguez Linguagem Processos fonológicos