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Análise das competências fonológicas das crianças em idade pré-escolar com e sem gaguez

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorReis, Alexandra
dc.contributor.authorRocha, Mónica Filipa Soares
dc.date.accessioned2016-02-27T13:17:27Z
dc.date.available2016-02-27T13:17:27Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de mestrado, Neurociências Cognitivas e Neuropsicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
dc.description.abstractO presente estudo pretende clarificar a possível associação entre os processos fonológicos e a gaguez numa amostra de 16 crianças com cinco anos de idade, em que oito crianças gaguejam e as restantes pertencem ao grupo de controlo, procurando responder às seguintes questões: 1) será que as crianças que gaguejam apresentam diferenças significativas na presença de processos fonológicos, não esperados para a idade, em relação aos seus pares fluentes?; 2) existirá alguma relação entre a gaguez e o tipo de processos fonológicos?; 3) existirá alguma relação entre o tipo de disfluências e a presença de processos fonológicos, não esperados para a idade? Recorreu-se à avaliação do discurso espontâneo da amostra com posterior análise da fluência, através de uma Grelha de Avaliação da Fluência, construída especialmente para o estudo e à avaliação da fonologia (processos fonológicos) através do Teste Avaliação Fonológica da Criança, adaptada para Português Europeu (Guerreiro, 2008). Os resultados obtidos demonstram presença de maior número de processos fonológicos no grupo de crianças que gagueja, nomeadamente uma ocorrência superior dos processos fonológicos “substituição de líquidas” e “omissão de líquidas”, comparativamente ao grupo controlo. Estes dados sugerem uma maior ocorrência de disfluências, aquando o aumento da complexidade fonológica, o que está de acordo com a hipótese Covert-Reapir-Hypothesis. Foi ainda possível observar uma correlação negativa significativa entre a frequência relativa de processos fonológicos e a frequência relativa de prolongamentos no grupo de crianças que gagueja, sugerindo uma maior ocorrência de prolongamentos em crianças com menor ocorrência de processos fonológicos.pt_PT
dc.identifier.tid202135799
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/7760
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNeuropsicologiapt_PT
dc.subjectGaguezpt_PT
dc.subjectLinguagempt_PT
dc.subjectProcessos fonológicospt_PT
dc.titleAnálise das competências fonológicas das crianças em idade pré-escolar com e sem gaguezpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologiapt_PT

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