Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
870.35 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste estudo analisaram-se duas séries de manuais escolares de duas editoras (oito manuais) de forma a
conhecer como são apresentados os temas Animais e Plantas. Com a sua análise qualitativa e quantitativa, pretendeu-se conhecer que conteúdos são mais valorizados nos livros escolares, que exemplos são apresentados e a relevância de imagens, relativos a animais e plantas. Relativamente aos conteúdos analisados verificou-se uma ligeira valorização dos animais sobre as plantas em ambas as editoras. De entre as categorias definidas distinguem-se com maior domínio a Classificação, a Nutrição e as Utilidades, sendo que cada uma das editoras valoriza de modo diferente os dois temas.
Também o número de imagens é bastante assimétrico entre as editoras já que na editora A o número de imagens de plantas e animais é semelhante e a editora B apresenta aproximadamente o dobro de imagens de plantas relativamente aos animais. O número de exemplos apresentados sobre as plantas também supera os exemplos sobre os animais.
Description
Keywords
Manuais escolares Análise de conteúdo Ensino básico Plantas Animais
Citation
Monteiro, Rute Crisitna Correia da Rocha. Animais versus Plantas e estudo do meio, Revista Interdisciplinar de Ciências e Artes, 2, 79-89. , 2, s/N, 79-89, 2015.