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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como principais objetivos investigar a influência do tipo de
perspetiva (primeira-pessoa vs terceira-pessoa) no fluxo, na identificação ao avatar e
no sentimento de presença num ambiente virtual, e analisar a associação entre estas
variáveis de acordo com o tipo de perspetiva. O ambiente virtual foi simulado através
de um jogo que possibilitou jogar a mesma fase utilizando a perspetiva na primeirapessoa
ou na terceira-pessoa (The Elder Scrolls V: Skyrim) onde os participantes
assumiam o papel de um guerreiro num mundo medieval de fantasia. Os participantes
(N=60), após o jogo preencheram um questionário com medidas de fluxo,
identificação ao avatar e presença espacial. Os resultados demonstraram que o tipo de
perspetiva nos videojogos influencia a absorção (fluxo) e o fluxo GE (fluxo). Os
indivíduos apresentaram níveis superiores de absorção (fluxo) e fluxo GE (fluxo) na
perspetiva na terceira-pessoa. Verificaram-se diferentes padrões de associação entre
as variáveis em função do tipo de perspetiva. Na perspetiva na primeira-pessoa
verificou-se uma maior associação entre o fluxo e a identificação ao avatar, entre o
fluxo e o sentimento de presença, entre o fluxo e o prazer e entre o fluxo e as
dificuldades cognitivas.
Description
Dissertação de Mestrado, Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
Keywords
Tipo de perspetiva Fluxo Identificação ao avatar Videojogos