Repository logo
 
Publication

Tipo de perspetiva (1ª pessoa vs 3ª pessoa), fluxo e identificação ao avatar em ambiente virtual

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGiger, Jean-Christophe
dc.contributor.authorNunes, Ricardo Miguel Vieira Rozendo
dc.date.accessioned2016-06-03T10:10:12Z
dc.date.available2016-06-03T10:10:12Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.descriptionDissertação de Mestrado, Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015pt_PT
dc.description.abstractEste estudo teve como principais objetivos investigar a influência do tipo de perspetiva (primeira-pessoa vs terceira-pessoa) no fluxo, na identificação ao avatar e no sentimento de presença num ambiente virtual, e analisar a associação entre estas variáveis de acordo com o tipo de perspetiva. O ambiente virtual foi simulado através de um jogo que possibilitou jogar a mesma fase utilizando a perspetiva na primeirapessoa ou na terceira-pessoa (The Elder Scrolls V: Skyrim) onde os participantes assumiam o papel de um guerreiro num mundo medieval de fantasia. Os participantes (N=60), após o jogo preencheram um questionário com medidas de fluxo, identificação ao avatar e presença espacial. Os resultados demonstraram que o tipo de perspetiva nos videojogos influencia a absorção (fluxo) e o fluxo GE (fluxo). Os indivíduos apresentaram níveis superiores de absorção (fluxo) e fluxo GE (fluxo) na perspetiva na terceira-pessoa. Verificaram-se diferentes padrões de associação entre as variáveis em função do tipo de perspetiva. Na perspetiva na primeira-pessoa verificou-se uma maior associação entre o fluxo e a identificação ao avatar, entre o fluxo e o sentimento de presença, entre o fluxo e o prazer e entre o fluxo e as dificuldades cognitivas.pt_PT
dc.identifier.tid201234831
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8383
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTipo de perspetivapt_PT
dc.subjectFluxopt_PT
dc.subjectIdentificação ao avatarpt_PT
dc.subjectVideojogospt_PT
dc.titleTipo de perspetiva (1ª pessoa vs 3ª pessoa), fluxo e identificação ao avatar em ambiente virtualpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Social e das Organizaçõespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
TESE DE MESTRADO_Ricardo Nunes.pdf
Size:
778.98 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: