Publication
Tipo de perspetiva (1ª pessoa vs 3ª pessoa), fluxo e identificação ao avatar em ambiente virtual
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Giger, Jean-Christophe | |
dc.contributor.author | Nunes, Ricardo Miguel Vieira Rozendo | |
dc.date.accessioned | 2016-06-03T10:10:12Z | |
dc.date.available | 2016-06-03T10:10:12Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.description | Dissertação de Mestrado, Psicologia Social e das Organizações, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015 | pt_PT |
dc.description.abstract | Este estudo teve como principais objetivos investigar a influência do tipo de perspetiva (primeira-pessoa vs terceira-pessoa) no fluxo, na identificação ao avatar e no sentimento de presença num ambiente virtual, e analisar a associação entre estas variáveis de acordo com o tipo de perspetiva. O ambiente virtual foi simulado através de um jogo que possibilitou jogar a mesma fase utilizando a perspetiva na primeirapessoa ou na terceira-pessoa (The Elder Scrolls V: Skyrim) onde os participantes assumiam o papel de um guerreiro num mundo medieval de fantasia. Os participantes (N=60), após o jogo preencheram um questionário com medidas de fluxo, identificação ao avatar e presença espacial. Os resultados demonstraram que o tipo de perspetiva nos videojogos influencia a absorção (fluxo) e o fluxo GE (fluxo). Os indivíduos apresentaram níveis superiores de absorção (fluxo) e fluxo GE (fluxo) na perspetiva na terceira-pessoa. Verificaram-se diferentes padrões de associação entre as variáveis em função do tipo de perspetiva. Na perspetiva na primeira-pessoa verificou-se uma maior associação entre o fluxo e a identificação ao avatar, entre o fluxo e o sentimento de presença, entre o fluxo e o prazer e entre o fluxo e as dificuldades cognitivas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201234831 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/8383 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Tipo de perspetiva | pt_PT |
dc.subject | Fluxo | pt_PT |
dc.subject | Identificação ao avatar | pt_PT |
dc.subject | Videojogos | pt_PT |
dc.title | Tipo de perspetiva (1ª pessoa vs 3ª pessoa), fluxo e identificação ao avatar em ambiente virtual | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | pt_PT |
thesis.degree.level | Mestre | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações | pt_PT |