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Crianças com perturbação do espectro do autismo: necessidades das famílias, suporte social e resiliência familiar
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Martins, Maria Helena | |
dc.contributor.author | Luz, Rute Sofia Heitor | |
dc.date.accessioned | 2018-12-12T13:12:30Z | |
dc.date.available | 2018-12-12T13:12:30Z | |
dc.date.issued | 2018-05-08 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.description.abstract | A Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é classificada como uma Perturbação do Neurodesenvolvimento, caracterizada por défices na interação social, padrões restritivos de comportamento, interesses ou atividades, sendo que os sintomas devem estar presentes desde o início do período de desenvolvimento. Estudos empíricos evidenciam que muitas famílias de crianças com PEA enfrentam grandes desafios, e necessidades diversas, experienciando níveis significativos de stresse. Outras famílias, contudo, parecem conseguir lidar adaptativamente com a problemática da criança e manifestar resiliência. O objetivo geral desta investigação pretende analisar as necessidades das famílias com crianças com PEA, o seu suporte social e a sua resiliência. O presente estudo inclui uma amostra de 55 participantes, constituída por familiares diretos e responsáveis pelas crianças e jovens com PEA, com idades compreendidas entre os 23 e os 56 anos (M = 38,05; DP = 7,543). Os resultados evidenciam a existência de correlações positivas entre o suporte social e a resiliência, indicando que quanto maior o suporte social, maior a resiliência destes familiares, e correlações negativas entre as necessidades das famílias e o suporte social, ou seja, quanto maiores as necessidades, menor é o suporte destas famílias. Foi possível verificar que as idades das crianças com PEA e a zona geográfica onde residem, juntamente com as necessidades das famílias e o suporte social, demonstraram impacto na resiliência. Os dados obtidos demonstraram que as necessidades das famílias exercem uma importante contribuição ao nível da resiliência familiar. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202022692 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12170 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Autismo | pt_PT |
dc.subject | Necessidades das famílias | pt_PT |
dc.subject | Suporte social | pt_PT |
dc.subject | Resiliência | pt_PT |
dc.title | Crianças com perturbação do espectro do autismo: necessidades das famílias, suporte social e resiliência familiar | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |