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Crianças com perturbação do espectro do autismo: necessidades das famílias, suporte social e resiliência familiar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena
dc.contributor.authorLuz, Rute Sofia Heitor
dc.date.accessioned2018-12-12T13:12:30Z
dc.date.available2018-12-12T13:12:30Z
dc.date.issued2018-05-08
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractA Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) é classificada como uma Perturbação do Neurodesenvolvimento, caracterizada por défices na interação social, padrões restritivos de comportamento, interesses ou atividades, sendo que os sintomas devem estar presentes desde o início do período de desenvolvimento. Estudos empíricos evidenciam que muitas famílias de crianças com PEA enfrentam grandes desafios, e necessidades diversas, experienciando níveis significativos de stresse. Outras famílias, contudo, parecem conseguir lidar adaptativamente com a problemática da criança e manifestar resiliência. O objetivo geral desta investigação pretende analisar as necessidades das famílias com crianças com PEA, o seu suporte social e a sua resiliência. O presente estudo inclui uma amostra de 55 participantes, constituída por familiares diretos e responsáveis pelas crianças e jovens com PEA, com idades compreendidas entre os 23 e os 56 anos (M = 38,05; DP = 7,543). Os resultados evidenciam a existência de correlações positivas entre o suporte social e a resiliência, indicando que quanto maior o suporte social, maior a resiliência destes familiares, e correlações negativas entre as necessidades das famílias e o suporte social, ou seja, quanto maiores as necessidades, menor é o suporte destas famílias. Foi possível verificar que as idades das crianças com PEA e a zona geográfica onde residem, juntamente com as necessidades das famílias e o suporte social, demonstraram impacto na resiliência. Os dados obtidos demonstraram que as necessidades das famílias exercem uma importante contribuição ao nível da resiliência familiar.pt_PT
dc.identifier.tid202022692pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12170
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAutismopt_PT
dc.subjectNecessidades das famíliaspt_PT
dc.subjectSuporte socialpt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.titleCrianças com perturbação do espectro do autismo: necessidades das famílias, suporte social e resiliência familiarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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