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A educação para a saúde durante a gravidez: ideias, conhecimentos e práticas das enfermeiras
| dc.contributor.advisor | Nunes, Cristina | |
| dc.contributor.author | Ponte, Mariana Francisca Almas Prates da | |
| dc.date.accessioned | 2013-09-30T11:45:42Z | |
| dc.date.available | 2013-09-30T11:45:42Z | |
| dc.date.issued | 2006 | |
| dc.description | Dissertação de mest., Ciências da Educação (Educação e Formação de Adultos), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2006 | por |
| dc.description.abstract | A prática da educação para a saúde, na profissão de enfermagem, pela relação de proximidade que estabelece com a comunidade, pretende ser o meio eficaz para alcançar o bem-estar e a saúde das populações através do processo de capacitação do indivíduo e comunidade, conducente á melhoria da qualidade de vida. Sendo a gravidez considerada período fértil para a aquisição de competências e conhecimentos, que transbordam para além do período de gravidez, considera-se interessante investigar não só as práticas educativas dirigidas a esse grupo populacional, mas também conhecer as ideias e conhecimentos das enfermeiras sobre educação para a saúde. De acordo com as finalidades deste estudo, descritivo e exploratório, utiliza-se a entrevista a enfermeiras e a observação de consultas de enfermagem a grávidas no Centro de Saúde. Os resultados obtidos demonstraram que as enfermeiras adquirem conhecimentos básicos no curso de enfermagem sobre métodos de ensino, estratégias educativas e gravidez, mas sentem necessidade de os actualizar e aprofundar ao longo da actividade profissional. No entanto, a formação proporcionada pelos serviços foi considerada insuficiente. As caracteristicas dos temas abordados, revelam que as enfermeiras estão sensibilizadas para a importância assumida pela educação para a saúde na vigilância pré-natal. Salienta-se ainda que a educação para a saúde é encarada como transmissão de conhecimentos. Verifica-se diferenças significativas entre as enfermeiras relativamente ao número médio de palavras emitidas, numero médio de temas e de conselhos abordados em cada consulta, por iniciativa da enfermeira e da grávida. No que se refere ás prescrições não se verifica diferença relevante. | por |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2936 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.peerreviewed | yes | por |
| dc.subject | Educação para a saúde | por |
| dc.subject | Gravidez | por |
| dc.subject | Ideias e práticas das enfermeiras | por |
| dc.title | A educação para a saúde durante a gravidez: ideias, conhecimentos e práticas das enfermeiras | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação | por |
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