Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educador social: transições biográficas, identidades de aprendizagem e formação contínua

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Anexo_G7___artigo_em_revista.pdf964.83 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo reflete aspetos relativos à vida profissional de um grupo de educadores sociais que desenvolvem a sua atividade profissional no Algarve. Para realização deste estudo optámos pela construção de um instrumento enviado a dezasseis educadores sociais que trabalham em contextos muito diversificados e que têm percursos profissionais e anos de experiência distintos. Os resultados analisados permitiram identificar as suas transições biográficas, identidades de aprendizagem, e as estratégias básicas adotadas quer através de processo formais, quer não formais, que lhe permite saber enfrentar dificuldades e resolver situações problemáticas. Os relatos também permitem identificar significados atribuídos à profissão, o papel do educador social nos vários contextos sociais, sentimentos positivos como orgulho, prazer, satisfação, e também alguns sentimentos negativos motivados pela instabilidade profissional.

Description

Keywords

Educadores sociais Transição biográfica Aprendizagem Formação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Algarve, ESEC

CC License