Repository logo
 
Publication

Impacto de variáveis sócio-culturais no desempenho cognitivo: estudo em crianças dos 4 aos 7 anos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Leandro da Silva
dc.contributor.authorBalbino, Telma Maria Rodrigues
dc.date.accessioned2016-07-12T10:12:32Z
dc.date.available2016-07-12T10:12:32Z
dc.date.issued2003
dc.date.submitted2003
dc.descriptionDissertação de mest. em Psicologia da Educação - Especialização em Ensino Básico, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Escola Superior de Educação, Univ. do Algarve, 2003pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação de mestrado tem como principal objectivo uma análise do impacto das variáveis sócio-culturais no desempenho e desenvolvimento cognitivos das crianças da primeira infância. Após a revisão da literatura neste campo, tomando em particular autores que defendem uma abordagem cultural e construtivista da inteligência, e o seu impacto na avaliação cognitiva, a nossa investigação considera uma amostra de 128 crianças do Algarve (cidades de Loulé e Faro), com idades compreendidas entre os 4 e os 7 anos. Estas crianças foram avaliadas com a escala cognitiva portuguesa "Escla de Competências Cognitivas" (ECCOs), que considera diferentes conteúdos (verbais e não verbais) e processo cognitivos (básicos e superiores) na organização interna dos seus testes. Esta escala é formada, então, por 10 subtestes: Parte A - subtestes não-verbais (percepção visual, memória visual, absurdos figurativos, classificação e configuração de padrões); Parte B - subtestes verbais (vocabulário, memória auditva, absurdos verbais, analoeias e radodnio matemático). Os resultados mostram um impacto com significado estatístico das variáveis sócio-culturais (profissão e nível de escolaridade dos pais) no desempenho cognitivo das crianças. As crianças pertencentes aos estratos sociais mais favorecidos apresentam um melhor desempenho nas provas utilizadas, mas estas diferenças encontram-se mais associadas ao conteúdo do que aos processos cogniti aÍaíados Os resultados nos testes de conteúdo verbal mostram-se, como podemos antecinar pela literatura, como os mais diferenciados socialmente. Por ultimo, e como também seria de esperar, as diferenças cognitivas segundo a ongem social das crianças são mais expressivas quando consideramos os grupos mais contrastados socialmente.pt_PT
dc.description.abstractThis thesis is oriented to analyse the impact of socio-cultural variables on cogmtive perfonMnce and development in early infancy. After a revision of the hterature m th.s field namely the authors defending a cultural and constructmst approach to "ntelhgence and its impact on cognitive assessment. the present research considers a s^mple of 128 children from the Algarve (Loulé and Faro), ages ranging from 4 to 7 years old. These children ha^e been evaluated with the Portuguese cognitive scale 'Escala de Competências Cognitivas" (ECCOs), considering different content (verbal and no verbal) and cognitive processes (basic and higher lever) on subtests orgamzation. This scale is formed by ten subtests: Part A - non-verbal subtests (visual perception visua^ short-term memory, comprehension, classification, and problem-solving), and Part B verbal subtests (vocabulary. auditory short-term memory, comprehensmn verbal analogies and quantitative thinking). Data obtained show a sigmfican impact of socmcultural variables (parents profession and school levei) on children cognitive Performance Children from higher social status present a better performance on these subtests, but these differences are more related to subtests items contents than to cognitive processes evaluated In this case, verbal subtests, like we can anticipate on hterature, are more differentiated taking the socio-cultural variables impact. Finally, these cognitive differences, as we expect, are more evident taking the social groups more differentiated.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/8521
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesempenho cognitivopt_PT
dc.subjectAvaliação cognitivapt_PT
dc.subjectDiferenças sócio-culturaispt_PT
dc.subjectAvaliação psicológicapt_PT
dc.subjectInteligênciapt_PT
dc.titleImpacto de variáveis sócio-culturais no desempenho cognitivo: estudo em crianças dos 4 aos 7 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e Escola Superior de Educaçãopt_PT
thesis.degree.levelMestrept_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação - Especialização em Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
S14_BALBINO--Impacto_de_variaveis_socio-culturais.pdf
Size:
3.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: