A figura de Schah-Baham nos contos orientais de Claude Crébillon

Neste artigo, analisa-se a figura do sultão Schah-Baham, personagem de duas narrativas de perfume oriental da autoria do francês Claude Crébillon (1707-1777), Le Sopha e Ah, quel conte!. Apresentado como neto do par nuclear das Mil e Uma Noites, Schah-Baham caracteriza-se pela idiotice. O seu interesse pelos contos que escuta resume-se aos pormenores eróticos e vulgares, revelando-se um auditor ingénuo, apressado, mas tirano. Contudo, não se coíbe de tecer comentários reveladores do seu medíocre entendimento dos sentidos profundos das histórias narradas, mostrando-se fascinado pelos aspetos superficiais dos contos. Os dislates do sultão servem, porém, de alerta ao leitor relativamente a pistas interpretativas falsas, quer no que diz respeito à desvalorização literária dos contos orientais e do género romanesco, quer a uma crítica psicológica, social e política de alto risco, uma vez que o idiota aqui representado constitui uma figuração do próprio soberano absolutista, o rei Luís XV, e da corte francesa.

Claude Crébillon Contos orientais

Carvalho, Ana Alexandra Seabra de, “A figura de Schah-Baham nos contos orientais de Claude Crébillon” in Álvares, Cristina, Curado, Ana Lúcia e Sousa, Sérgio Guimarães de (org.), Figuras do Idiota. Literatura Cinema Banda Desenhada, col. “Hespérides - Literatura”, nº 34, Edição do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, Edições Húmus, V. N. de Famalicão, 2015, pp. 205-216 (com arbitragem científica internacional). ISBN: 978-989-755-115-4

Edição do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho / Edições Húmus