Repository logo
 
Publication

Ensinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxos

dc.contributor.authorFernandes, Susana
dc.date.accessioned2013-10-01T18:39:27Z
dc.date.available2013-10-01T18:39:27Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO atual programa da disciplina Matemática Aplicada a Ciências Sociais (MACS) do ensino secundário inclui nos seus conteúdos programáticos métodos de representação proporcional; uns de origem norte-americana e outros de origem europeia. O método de Hamilton (norte-americano) foi há muito abandonado por estar sujeito a diversos paradoxos. Neste documento são expostas as características deste método que tornam possível a ocorrência de paradoxos. Conhecer estas caraterísticas permite ao professor construir exercícios que confrontem os alunos com a existência destes paradoxos.por
dc.identifier.citationS. Fernandes, Ensinando métodos de representação proporcional – o método de Hamilton e os paradoxos. Em Paula Reis, editor convidado, Boletim da SPM, Actas do Encontro Nacional da SPM, Faro, Julho de 2012, pg. 49-52, 2013.por
dc.identifier.otherAUT: SFE01317;
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/2961
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherSociedade Portuguesa de Matemáticapor
dc.subjectMétodo de Hamiltonpor
dc.subjectParadoxospor
dc.titleEnsinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxospor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaro, Portugalpor
oaire.citation.endPage52por
oaire.citation.startPage49por
oaire.citation.titleBoletim da Sociedade Portuguesa de Matemáticapor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SusanaFernandes_emrp_ENSPM2012.pdf
Size:
225.46 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: