Publication
Ensinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxos
dc.contributor.author | Fernandes, Susana | |
dc.date.accessioned | 2013-10-01T18:39:27Z | |
dc.date.available | 2013-10-01T18:39:27Z | |
dc.date.issued | 2013 | |
dc.description.abstract | O atual programa da disciplina Matemática Aplicada a Ciências Sociais (MACS) do ensino secundário inclui nos seus conteúdos programáticos métodos de representação proporcional; uns de origem norte-americana e outros de origem europeia. O método de Hamilton (norte-americano) foi há muito abandonado por estar sujeito a diversos paradoxos. Neste documento são expostas as características deste método que tornam possível a ocorrência de paradoxos. Conhecer estas caraterísticas permite ao professor construir exercícios que confrontem os alunos com a existência destes paradoxos. | por |
dc.identifier.citation | S. Fernandes, Ensinando métodos de representação proporcional – o método de Hamilton e os paradoxos. Em Paula Reis, editor convidado, Boletim da SPM, Actas do Encontro Nacional da SPM, Faro, Julho de 2012, pg. 49-52, 2013. | por |
dc.identifier.other | AUT: SFE01317; | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/2961 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | Sociedade Portuguesa de Matemática | por |
dc.subject | Método de Hamilton | por |
dc.subject | Paradoxos | por |
dc.title | Ensinando métodos de representação proporcional - O método de Hamilton e os paradoxos | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Faro, Portugal | por |
oaire.citation.endPage | 52 | por |
oaire.citation.startPage | 49 | por |
oaire.citation.title | Boletim da Sociedade Portuguesa de Matemática | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |