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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente estudo, de carácter exploratório e de natureza qualitativo-interpretativa,
baseia-se no princípio de que a Profissão Docente se encontra em fase de mudança e
que os professores encaram hoje desafios abrangentes, aos quais necessitam dar
respostas adequadas, a bem do seu desenvolvimento e crescimento profissional.
Posiciona-se, ainda, na perspectiva de que os docentes em final de carreira podem
contribuir decisivamente, através do seu conhecimento experiencial, para o
delineamento de estratégias de acção para os que entram na Carreira.
Assente em concepções teóricas de carácter construtivista e interpretativo, tem como
objectivo principal conhecer as representações que os professores que se encontram
próximo da aposentação têm acerca do percurso profissional dos que iniciam agora a
sua caminhada, identificando as exigências que se lhes colocarão, as competências que
consideram lhes serão exigidas e, ainda, as dimensões que julgam necessárias na
formação inicial de professores, de forma a prepará-los para os novos desafios.
Os resultados obtidos permitem concluir que há necessidade de ser realizada uma
reestruturação ao nível da Formação Inicial e Contínua de Professores, para que estas se
aproximem mais das necessidades formativas dos docentes, e que estes, por seu lado,
devem apostar na inovação e no investimento na auto-formação a todos os níveis,
cooperando e colaborando com toda a comunidade educativa e estabelecendo com ela
um relacionamento harmonioso.
Description
Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Supervisão Carreira docente Desenvolvimento profissional