Repository logo
 
Publication

Atenção plena e ansiedade do desempenho em músicos

dc.contributor.advisorPinto-Gouveia, José
dc.contributor.advisorPestana da Cruz, José
dc.contributor.authorFernandes, Maria Jacinta
dc.date.accessioned2015-05-14T16:56:06Z
dc.date.available2015-05-14T16:56:06Z
dc.date.issued2011-04-08
dc.date.submitted2010-12
dc.description.abstractA ansiedade do desempenho é frequente entre músicos profissionais, bem como entre estudantes de música, e pode causar considerável distresse. Através de uma avaliação longitudinal e da inclusão de um grupo de controlo, o presente estudo explora o efeito de um programa baseado em meditações da atenção plena (do tipo MBCT) no distresse psicofisiológico de um pequeno grupo de estudantes portugueses do ensino superior de música. O curso decorreu durante o último trimestre do ano lectivo 2009-2010 e consistiu em oito sessões semanais. Os indivíduos de ambos os grupos (N grupo experimental =16; N grupo de controlo =15) completaram questionários para avaliação de medidas de auto-relato no pré e post-intervenção. Também foi determinado o nível médio diário de cortisol salivar associado a duas actuações públicas em grupo. Registaram algumas diferenças significativas entre grupos e efeitos relevantes da intervenção. Corroborado pela significativa e relevante regulação fisiológica (níveis de cortisol), junta-se um efeito grande e significativo observado na evolução do estado de atenção plena e na ansiedade geral, e ainda mudanças favoráveis e relevantes no humor depressivo e na afectividade positiva. O grau de experiência de fluxo e a ansiedade e qualidade do desempenho musical na actuação em contexto de grupo mostraram uma tendência para a variação ou mudança positiva nos indivíduos da condição experimental, todavia, não se registaram diferenças significativas entre grupos. A combinação da capacidade de regulação neuro-fisiológica associada ao desempenho musical, com a regulação geral da ansiedade e humor e do estado de atenção, fazem presumir que uma regulação mais generalizada da funcionalidade psicológica possa ter ocorrido como efeito do treino, e a potencial utilidade de uma abordagem baseada em atenção plena na gestão do quotidiano dos músicos e nas situações de palco. Benefícios relevantes foram alcançados e as magnitudes do efeito registadas podem ser consideradas boas e com significância prática. O desenvolvimento de competências atencionais e de gestão da ansiedade através do ensino e prática da atenção plena parece ser um complemento útil no treino de futuros músicos. Este tipo de desenho terapêutico evidencia potencialidade para ser reproduzido com sucesso entre músicos profissionais.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/6040
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstudantes do ensino superior de música,por
dc.subjectTreino baseado na atenção plenapor
dc.subjectansiedade do desempenhopor
dc.titleAtenção plena e ansiedade do desempenho em músicospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia Clínica e da Saúdepor
thesis.degree.disciplineTerapia Mindfulnesspor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúdepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_mestr_Mindfulness_2010.pdf
Size:
448.01 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
tese
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: