Repository logo
 
Publication

O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCabral, Maria
dc.contributor.advisorZurita, Mercedes Rabadán
dc.contributor.authorGomes, Liliana Ferreira
dc.date.accessioned2017-12-18T10:04:31Z
dc.date.available2017-12-18T10:04:31Z
dc.date.issued2017-10-18
dc.date.submitted2017
dc.descriptionDissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractO presente relatório inclui uma reflexão crítica sobre as fundamentações teóricas acerca do ensino e da aprendizagem de línguas que serviram de pilar para a realização das minhas sequências de aprendizagem, bem como exemplos de atividades que se revelaram motivadoras e responsáveis pelo sucesso da aprendizagem dos alunos. O trabalho está subdividido em três secções: na secção (1) faço o enquadramento geral, onde descrevo a professora estagiária, o contexto da Prática Pedagógica Supervisionada e reflito sobre o ensino das línguas estrangeiras em Portugal; na secção (2) abordo as fundamentações teórico-metodológicas, nomeadamente o Ensino Comunicativo da Língua e o Ensino da Língua Baseado em Tarefas e teço reflexões críticas sobre a minha Prática Pedagógica Supervisionada, apoiada por exemplos, sempre que me é possível. Explano ainda o papel da motivação na aprendizagem de uma língua, bem como as atividades que se mostraram motivadoras ao longo da minha Prática Pedagógica Supervisionada; por fim, na secção (3), realizo uma análise reflexiva e crítica do trabalho desenvolvido quer na PPS, quer na elaboração do relatório. Consciente da necessidade de favorecer situações de comunicação autênticas e motivadoras, que fossem ao encontro das necessidades de aprendizagem, interesses e vivências dos alunos, no âmbito das Práticas Pedagógicas Supervisionadas de Inglês e de Espanhol, elaborei sequências de aprendizagem baseadas nos paradigmas metodológicos do Ensino Comunicativo da Língua e do Ensino da Língua Baseado em Tarefas.pt_PT
dc.identifier.tid201769042pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/10238
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino comunicativo da línguapt_PT
dc.subjectEnsino de línguas baseado em tarefaspt_PT
dc.subjectcompetência comunicativapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEnsino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras)pt_PT
dc.titleO ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeirapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameEnsino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
Loading...
Thumbnail Image
Name:
tese final _volume I.pdf
Size:
1.05 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Anexos_volume II.pdf
Size:
11.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
anexos_volume III.pdf
Size:
5.63 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: