Publication
O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Cabral, Maria | |
dc.contributor.advisor | Zurita, Mercedes Rabadán | |
dc.contributor.author | Gomes, Liliana Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2017-12-18T10:04:31Z | |
dc.date.available | 2017-12-18T10:04:31Z | |
dc.date.issued | 2017-10-18 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description | Dissertação de mestrado, Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório inclui uma reflexão crítica sobre as fundamentações teóricas acerca do ensino e da aprendizagem de línguas que serviram de pilar para a realização das minhas sequências de aprendizagem, bem como exemplos de atividades que se revelaram motivadoras e responsáveis pelo sucesso da aprendizagem dos alunos. O trabalho está subdividido em três secções: na secção (1) faço o enquadramento geral, onde descrevo a professora estagiária, o contexto da Prática Pedagógica Supervisionada e reflito sobre o ensino das línguas estrangeiras em Portugal; na secção (2) abordo as fundamentações teórico-metodológicas, nomeadamente o Ensino Comunicativo da Língua e o Ensino da Língua Baseado em Tarefas e teço reflexões críticas sobre a minha Prática Pedagógica Supervisionada, apoiada por exemplos, sempre que me é possível. Explano ainda o papel da motivação na aprendizagem de uma língua, bem como as atividades que se mostraram motivadoras ao longo da minha Prática Pedagógica Supervisionada; por fim, na secção (3), realizo uma análise reflexiva e crítica do trabalho desenvolvido quer na PPS, quer na elaboração do relatório. Consciente da necessidade de favorecer situações de comunicação autênticas e motivadoras, que fossem ao encontro das necessidades de aprendizagem, interesses e vivências dos alunos, no âmbito das Práticas Pedagógicas Supervisionadas de Inglês e de Espanhol, elaborei sequências de aprendizagem baseadas nos paradigmas metodológicos do Ensino Comunicativo da Língua e do Ensino da Língua Baseado em Tarefas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201769042 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/10238 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino comunicativo da língua | pt_PT |
dc.subject | Ensino de línguas baseado em tarefas | pt_PT |
dc.subject | competência comunicativa | pt_PT |
dc.subject | Motivação | pt_PT |
dc.subject | Ensino de inglês e de espanhol (línguas estrangeiras) | pt_PT |
dc.title | O ensino comunicativo baseado em tarefas – atividades motivadoras para a aprendizagem de uma língua estrangeira | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Ensino de Línguas no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | pt_PT |
Files
Original bundle
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 3.41 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: