Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Histórias sonorizadas: uma estratégia para promover a expressão espontânea

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO- Sara Dias.pdf1.47 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição de caráter privado, na cidade de Albufeira. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como principal objetivo conhecer a influência da exploração de histórias sonorizadas no desenvolvimento da expressão espontânea das crianças do grupo. Para tal, e após conhecermos o grupo de crianças, desenvolvemos, através de uma abordagem de investigação-ação um conjunto de atividades, com objetivos específicos, que foram experienciadas com o grupo em quatro momentos distintos. Cada um destes momentos de intervenção educativa focada e intencionalizada foi marcado por um processo que contemplou o diagnóstico - a planificação - a intervenção - a avaliação - e a reflexão. Neste processo, foram de primordial importância os instrumentos de registo utilizados e os indicadores de avaliação definidos Os dados recolhidos foram tratados qualitativamente e interpretados com base no quadro teórico que suporta o estudo. Os resultados obtidos evidenciam que a exploração diversificada de histórias sonorizadas contribuiu para a expressão espontânea das crianças. Inferiu-se, também, que histórias sonorizadas podem ser utilizadas como estratégia para criar uma oportunidade para o educador envolver o grupo e para promover um clima de confiança em que as crianças se expressam livremente.

Description

Keywords

Expressão espontânea Histórias Envolvimento Música

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License