Publication
Histórias sonorizadas: uma estratégia para promover a expressão espontânea
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral | |
dc.contributor.advisor | Correia, Maria Raquel | |
dc.contributor.author | Dias, Sara Paulino | |
dc.date.accessioned | 2018-12-10T10:46:08Z | |
dc.date.available | 2018-12-10T10:46:08Z | |
dc.date.issued | 2018-01-06 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, numa instituição de caráter privado, na cidade de Albufeira. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa que teve como principal objetivo conhecer a influência da exploração de histórias sonorizadas no desenvolvimento da expressão espontânea das crianças do grupo. Para tal, e após conhecermos o grupo de crianças, desenvolvemos, através de uma abordagem de investigação-ação um conjunto de atividades, com objetivos específicos, que foram experienciadas com o grupo em quatro momentos distintos. Cada um destes momentos de intervenção educativa focada e intencionalizada foi marcado por um processo que contemplou o diagnóstico - a planificação - a intervenção - a avaliação - e a reflexão. Neste processo, foram de primordial importância os instrumentos de registo utilizados e os indicadores de avaliação definidos Os dados recolhidos foram tratados qualitativamente e interpretados com base no quadro teórico que suporta o estudo. Os resultados obtidos evidenciam que a exploração diversificada de histórias sonorizadas contribuiu para a expressão espontânea das crianças. Inferiu-se, também, que histórias sonorizadas podem ser utilizadas como estratégia para criar uma oportunidade para o educador envolver o grupo e para promover um clima de confiança em que as crianças se expressam livremente. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202013626 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12150 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Expressão espontânea | pt_PT |
dc.subject | Histórias | pt_PT |
dc.subject | Envolvimento | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.title | Histórias sonorizadas: uma estratégia para promover a expressão espontânea | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |