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Authors
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Abstract(s)
Neste trabalho, um estudo de caso, abordam-se as representações dos
professores de uma escola do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre o fenómeno da
indisciplina.
É o mesmo suportado conceptualmente por uma referência ao conceito de
indisciplina, para depois abordarmos a sua evolução histórica e as concepções actuais
sobre esta temática, à luz de algumas variáveis de contexto.
Com ele pretendemos conhecer que representações tem um conjunto de
professores, em diferentes fases da sua carreira, acerca deste fenómeno que, segundo as
representações sociais actuais, os vitimiza e lhes diminui o seu estatuto. É também
propósito deste trabalho verificar como, ao longo da carreira, este grupo de profissionais
vivenciam o problema da indisciplina e como esta condiciona a sua prática lectiva.
O presente estudo, em termos metodológicos, é de natureza qualitativointerpretativa,
assentando em posições fenomelógicas e interpretativas, baseadas no
paradigma do pensamento do professor. Como estratégia investigativa, recorremos ao
estudo de caso.
A análise dos dados, obtidos através de entrevistas semi-directivas, possibilita
afirmar que, de uma forma geral, os professores protagonistas deste estudo têm
concepções divergentes acerca da indisciplina e que estas se modificam ao longo do seu
percurso profissional.
Description
Dissertação mest., Psicologia da Educação, Universidade do Algarve, 2007
Keywords
Teses Educação especial Indisciplina Relação educativa Carreira docente