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Representações da indisciplina de professores do 3º Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso

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Neste trabalho, um estudo de caso, abordam-se as representações dos professores de uma escola do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre o fenómeno da indisciplina. É o mesmo suportado conceptualmente por uma referência ao conceito de indisciplina, para depois abordarmos a sua evolução histórica e as concepções actuais sobre esta temática, à luz de algumas variáveis de contexto. Com ele pretendemos conhecer que representações tem um conjunto de professores, em diferentes fases da sua carreira, acerca deste fenómeno que, segundo as representações sociais actuais, os vitimiza e lhes diminui o seu estatuto. É também propósito deste trabalho verificar como, ao longo da carreira, este grupo de profissionais vivenciam o problema da indisciplina e como esta condiciona a sua prática lectiva. O presente estudo, em termos metodológicos, é de natureza qualitativointerpretativa, assentando em posições fenomelógicas e interpretativas, baseadas no paradigma do pensamento do professor. Como estratégia investigativa, recorremos ao estudo de caso. A análise dos dados, obtidos através de entrevistas semi-directivas, possibilita afirmar que, de uma forma geral, os professores protagonistas deste estudo têm concepções divergentes acerca da indisciplina e que estas se modificam ao longo do seu percurso profissional.

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Dissertação mest., Psicologia da Educação, Universidade do Algarve, 2007

Keywords

Teses Educação especial Indisciplina Relação educativa Carreira docente

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