Repository logo
 
Publication

Representações da indisciplina de professores do 3º Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso

dc.contributor.advisorGonçalves, José Alberto Mendonça
dc.contributor.authorTeixeira, Cipriano Manuel
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:18Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:18Z
dc.date.issued2007
dc.descriptionDissertação mest., Psicologia da Educação, Universidade do Algarve, 2007por
dc.description.abstractNeste trabalho, um estudo de caso, abordam-se as representações dos professores de uma escola do 3º Ciclo do Ensino Básico sobre o fenómeno da indisciplina. É o mesmo suportado conceptualmente por uma referência ao conceito de indisciplina, para depois abordarmos a sua evolução histórica e as concepções actuais sobre esta temática, à luz de algumas variáveis de contexto. Com ele pretendemos conhecer que representações tem um conjunto de professores, em diferentes fases da sua carreira, acerca deste fenómeno que, segundo as representações sociais actuais, os vitimiza e lhes diminui o seu estatuto. É também propósito deste trabalho verificar como, ao longo da carreira, este grupo de profissionais vivenciam o problema da indisciplina e como esta condiciona a sua prática lectiva. O presente estudo, em termos metodológicos, é de natureza qualitativointerpretativa, assentando em posições fenomelógicas e interpretativas, baseadas no paradigma do pensamento do professor. Como estratégia investigativa, recorremos ao estudo de caso. A análise dos dados, obtidos através de entrevistas semi-directivas, possibilita afirmar que, de uma forma geral, os professores protagonistas deste estudo têm concepções divergentes acerca da indisciplina e que estas se modificam ao longo do seu percurso profissional.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other376 TEI*Rep Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/680
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectIndisciplinapor
dc.subjectRelação educativapor
dc.subjectCarreira docentepor
dc.titleRepresentações da indisciplina de professores do 3º Ciclo do Ensino Básico: estudo de casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educação. Especialização em Necessidades Educativas Especiaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Cip.pdf
Size:
1.15 MB
Format:
Adobe Portable Document Format