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Authors
Abstract(s)
O sexo e o romance fazem parte da vida quotidiana, mas tendem a ser mais
proeminentes durante as férias. O turismo também faz parte das necessidades humanas e
representa uma ruptura com a rotina do dia-a-dia. A relação entre turismo, sexo e
romance tem sido estudada ao longo dos anos, permitindo uma maior compreensão do
que motiva os turistas. No entanto, um consenso sobre o efeito moderador do sexo e do
romance sobre a decisão de viajar ainda não existe. O ambiente também é uma variável
importante para activar estes prazeres. Esse é o motivo pelo qual esta pesquisa incide
sobre um evento lúdico onde a liberdade e os shows eróticos podem contribuir para
atrair turistas, cujas principais motivações são o sexo e o romance. Com efeito, este
estudo pretende analisar o tipo de prazeres que os turistas procuram quando decidem
participar na Concentração Motard de Faro.
Recorrendo aos mixing methods, foi aplicado numa primeira fase um questionário a uma
amostra representativa de 449 turistas nacionais e estrangeiros. O questionário tem 26
questões derivadas da literatura sobre motivações e atitudes dos turistas, especialmente
focadas nos comportamentos sexuais em férias e durante o evento. Para validar esta
recolha de dados, foram realizadas na segunda fase 18 entrevistas em profundidade (16
a motards e duas a informantes privilegiados).
Os resultados desta investigação sugerem que os visitantes da Concentração Motard de
Faro não têm os mesmos comportamentos em férias. Distinguem-se dois clusters: um
viaja com motivações sexuais/românticas e o outro viaja com motivações de
diversão/socialização. Os resultados sugerem também que os comportamentos dos
turistas dependem do género, levantando pistas importantes para a análise sociológica,
nomeadamente sobre a relação entre género e sexualidade. Além disso, os
comportamentos em férias não diferem dos que são adoptados no evento, significando
que o sentido de fuga/evasão contribui mais do que o ambiente para a ocorrência de
relações sexuais ou românticas. Finalmente, este estudo defende que quem viaja com
motivações sexuais/românticas avalia o destino de forma mais positiva e apresenta uma
maior intenção de retorno. Além disso, o evento não contribui directamente para
melhorar as relações estabelecidas, sendo esta a consequência de um desejo intrínseco.
Description
Dissertação de mest., Sociologia (Mobilidades e Identidades), Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2012
Keywords
Sociologia Turismo Concentração de motas Sexualidade