Repository logo
 
Publication

Satisfação e fidelização de clientes na venda de automóveis: fatores condicionantes

dc.contributor.advisorValle, Patrícia Oom do
dc.contributor.authorAzevedo, Iduardina Pereira de
dc.date.accessioned2014-03-03T17:56:25Z
dc.date.available2014-03-03T17:56:25Z
dc.date.issued2012
dc.descriptionDissertação de mest., Marketing, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2012por
dc.description.abstractEsta dissertação insere-se na corrente de investigação iniciada por Fornell (1992) sobre a determinação de índices de satisfação do cliente e consequente fidelização. Com base nos dados do Inquérito de Satisfação do Cliente da marca Peugeot, este estudo determina os fatores condicionantes da satisfação e da fidelização do cliente na aquisição de um automóvel novo. A inferência estatística realizada através do cruzamento de variáveis do inquérito permitiu identificar os fatores com maior relevância neste âmbito. Os resultados sugerem que os determinantes na satisfação do cliente são o produto, a qualidade percebida do automóvel, o fator humano e a qualidade percebida do serviço prestado durante o processo de venda e após a venda. Estes dois últimos são igualmente sugeridos na análise estatística como fatores determinantes para a fidelização do cliente. Este trabalho tem interesse para os académicos e profissionais. Numa perspetiva académica, este trabalho contribuí para um melhor entendimento dos fatores determinantes na satisfação e na fidelização dos clientes na indústria automóvel. Numa perspetiva profissional, este trabalho auxilia os decisores a tomarem decisões de marketing consentâneos com a criação de valor nas empresas do setor automóvel.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/3554
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectMarketing
dc.subjectSatisfação
dc.subjectFidelização
dc.subjectCondicionantes
dc.subjectAutomóvel
dc.subjectSatisfação do cliente
dc.titleSatisfação e fidelização de clientes na venda de automóveis: fatores condicionantespor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MSc_Marketing_Iduardina_Azevedo.pdf
Size:
2.92 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.61 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: