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Adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorGamboa, Vitor Manuel Pacheco
dc.contributor.authorVitoriano, Andreia Susana Marquês
dc.date.accessioned2020-08-04T13:40:19Z
dc.date.available2020-08-04T13:40:19Z
dc.date.issued2020-02-07
dc.description.abstractCom a presente investigação pretende-se contribuir para uma melhor compreensão da relação entre os construtos de adaptabilidade, autoeficácia e de empregabilidade percebida, pelo facto de estes construtos serem referenciados como ferramentas essenciais no desenvolvimento e gestão da carreira. A literatura tem destacado a importância das experiências de trabalho e do percurso de formação na promoção de competências facilitadoras da transição para a vida profissional, embora os resultados dos estudos empíricos não sejam suficientemente conclusivos. Pretende-se com este estudo, abranger uma população ainda pouco estudada por se situar em percursos de formação alternativos, sendo esta a população adulta a frequentar uma escola secundária. O presente estudo (N = 51; 54.9% sexo feminino; 45.1% sexo masculino) teve como objetivo analisar a existência de diferenças em função do tipo de percurso frequentado pelo participante (aprendizagem ou reconhecimento de competências), relativamente às variáveis: adaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição para o trabalho e empregabilidade percebida, tendo em conta o motivo pelo qual o participante pretende elevar a escolaridade. Os resultados dos valores médios das variáveis sugerem a existência de diferenças entre o tipo de percurso frequentado, no entanto, através da análise de correlações e variância, não foi possível confirmar a existência destas diferenças, logo não foi possível confirmar a hipótese geral deste estudo. Por fim, são discutidas as implicações destes resultados e limitações do estudo.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to contribute to a better understanding of the relationship between the adaptability, self-efficacy and perceived employability constructs, as these constructs are referenced as essential tools in career development and management. The literature has highlighted the importance of work experience and training pathway in promoting skills facilitating the transition to working life, although the results of empirical studies are not sufficiently conclusive. The aim of this study is to cover a population that is still little studied because it is located in alternative training courses, which is the adult population attending a secondary school. The present study (N = 51; 54.9% female; 45.1% male) aimed to analyze the existence of differences regarding the type of path taken by the participant (learning or recognition of competences) regarding the variables: career adaptability, self-efficacy in the transition to work and perceived employability, taking into account the reason why the participant intends to increase education. The results of the mean values of the variables suggest the existence of differences between the type of path taken, however, through the analysis of correlations and variance, it was not possible to confirm the existence of these differences, so it was not possible to confirm the general hypothesis of this study. Finally, the implications of these results and limitations of the study are discussed.pt_PT
dc.identifier.tid202487776pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/14595
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAdaptabilidadept_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectEmpregabilidade percebidapt_PT
dc.subjectEstudantes adultospt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.titleAdaptabilidade de carreira, autoeficácia na transição e empregabilidade percebida - estudo com estudantes adultospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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Dissertação Andreia Vitoriano a60043 - 30Set2019.pdf
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