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Abstract(s)
O presente trabalho é sobre a análise e avaliação da viabilidade económica e financeira de um projeto de hotel 100% para clientes com mobilidade condicionada. O Hotel irá situar-se na zona de Santa Apolónia, em Lisboa.
A ideia do projeto surgiu após efetuar uma análise da oferta hoteleira existente em Lisboa e verificar que as acessibilidades nos hotéis eram vistas pelos gestores hoteleiros como um problema ao invés de uma oportunidade de ouro. Inicialmente, partiu-se da ideia de criar um projeto hoteleiro temático, numa fase posterior, após alguma reflexão e análise, verificou-se que seria mais inovador criar uma start-up com responsabilidade social na indústria hoteleira. Nasce, então, um projeto que tem como premissa a responsabilidade social e ser reconhecido pelas boas práticas, ou seja, hospitalidade inclusiva.
O Loft AccessHotel vai procurar posicionar-se de forma a satisfazer tanto o segmento de mercado-alvo como outros segmentos. O produto será mixed-use, apresentando uma oferta de alojamentos quartos adaptados mas que poderão ser utilizados pelos clientes standard, pretende-se um serviço personalizado e inovador.
O Hotel, que irá ter como missão democratizar a hotelaria Access for All, terá, pois, um conceito accessible friendly, com o objetivo de satisfazer um nicho de mercado que ainda não foi explorado em Portugal. Este aspeto confere ao projeto uma dimensão de responsabilidade social.
Assim, será desenvolvido um levantamento do investimento necessário para a realização do projeto com as características referidas, tal como será feita uma estimativa de receitas e custos, um plano de marketing, e o financiamento necessário para a sua implementação.
O Projeto destaca-se por ser pioneiro e ousado em Portugal, contrastando com a oferta hoteleira existente, a qual dispõe apenas do número de quartos e serviços adaptados estipulado pela legislação (Decreto-Lei 228/2009, de 14 de Setembro). (Anexo 1).
A ideia e a oportunidade de negócio estão criadas, constatou-se que existe mercado para a viabilidade do projeto apresentado: as suas características inovadoras, criativas e diferenciadas serão, certamente, elementos-chave para o seu sucesso marcando uma vantagem competitiva. O projeto poderá estimular a renovação do parque hoteleiro de Lisboa e, de igual modo, despertar mais interesse por este tipo de segmento. A start-up a criar para a implementação do projecto, irá designar-se por MobiTur, Lda e terá como atividade a hotelaria e o turismo.
Description
Keywords
Hotelaria Inovação Empreendedorismo Mobilidade reduzida Acessibilidades Hospitalidade inclusiva