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Authors
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Abstract(s)
Neste estudo, procurou-se identificar o contributo de vários estudiosos sobre a Responsabilidade Social Empresarial (RSE): a evolução do conceito e orientações relacionadas para a sua implementação. Alguns autores referem e justificam que o primeiro stakeholder a ser atendido pela empresa são os colaboradores já que a empresa deve começar a sua actuação ética e socialmente responsável no seu interior, antes de pensar em acções para além das suas fronteiras. Neste sentido, justifica-se a proposta empreendida nesta dissertação de observar as percepções sobre RSE na óptica dos colaboradores. Foi realizado um estudo empírico com metodologia quantitativa de recolha e análise de dados com uma amostra de 183 participantes, 56% masculinos e 44% femininos, de diferentes idades, aplicando um questionário composto por questões de responsabilidade social, da escala de Maignan, Ferrell e Hult (1999); questões com base em orientações do Livro Verde da CCE (2001) e do Instituto Ethos (2002; 2009). Dos resultados ressalta que, dos valores médios, gráfico 5, o mais elevado ocorreu em responsabilidade ética; os valores de correlação, tabela 3, entre as dimensões de RSE, de forma genérica, são todos positivos e significativos, sendo o mais elevado entre a imagem e a responsabilidade legal. A influência das variáveis empresariais e pessoais propostas nas hipóteses influenciam as percepções com valores estatisticamente significativos.
Reforça-se a necessidade de mais estudos para compreender a realidade portuguesa e dessa forma promover a implementação da RSE a partir do contributo de investigações nesta área actual e muito importante para a sociedade.
Description
Keywords
Responsabilidade social empresarial Ética Percepção Colaboradores Desenvolvimento sustentável
