Gestão de recursos humanos num resort turístico na região do Algarve

Relatorio.Estagio_Maeder.pdf2.22 MBAdobe PDF Download

Relatório de Estágio ii RESUMO Para a Gestão de Recursos Humanos (RH) os colaboradores da organização são o investimento chave que garantem o sucesso da mesma. Responsável pela gestão das pessoas os departamentos de RH, a um nível micro, garantem a motivação, satisfação e formação de cada colaborador; a nível meso promovem a cultura organizacional e garantem condições de segurança e higiene no trabalho; a nível macro fazem o planeamento estratégico dos recursos humanos conforme as tendências globais do mercado de trabalho e promovem políticas éticas e de responsabilidade social. O presente relatório descreve a experiência profissional obtida durante um estágio curricular realizado num departamento de RH de um Resort Turístico na região do Algarve, com a duração de mais de 1260 horas. Durante o estágio foi possível acompanhar e participar em diferentes áreas de atuação do departamento de RH, sendo as mais predominantes: elaboração de análises e descrições de funções; acompanhamento de processos de recrutamento e seleção; desenvolvimento de estratégias de socialização organizacional; gestão da formação; gestão do relógio de ponto. Apresenta ainda os resultados de um estudo empírico realizado no Resort que teve como objetivo analisar o nível de satisfação profissional dos colaboradores. Através da aplicação de um questionário a 221 colaboradores concluiu-se que os mesmos, maioritariamente, sentem satisfação profissional. Verificou-se que, em média, os colaboradores que estão há mais anos na organização sentem menos satisfação profissional geral e apresentam médias mais baixos de satisfação global com a organização; colaboradores que completaram o ensino superior e colaboradores que são supervisores apresentam níveis de motivação mais altos; colaboradores que estão há menos de um ano na organização estão mais satisfeitos com o seu ambiente de trabalho do que os colaboradores que estão há mais de dez anos na organização; colaboradores com um curso profissional estão mais satisfeitos profissionalmente do os com um ensino secundário.

Dissertação de mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve

Gestão de recursos humanos Análise e descrição e funções Recrutamento e seleção Socialização organizacional Gestão da formação Satisfação profissional