Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Desenho e implementação de ferramentas de e-learning: uso mais eficiente de objectos de aprendizagem

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A rĆ”pida evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a emergĆŖncia da Sociedade de Informação cria inĆŗmeras novas oportunidades para a melhoria da qualidade da educação. A utilização da Internet facilita o rĆ”pido acesso a materiais pedagógicos e serviƧos, proporcionando um potencial sem precedentes para a educação e formação, popularizando os sistemas de aprendizagem baseados na Web. Essa popularidade tem incentivado os pesquisadores a prestarem atenção a vĆ”rias novas questƵes, como o desenvolvimento de novas tĆ©cnicas que permitam a personalização e reutilização de Objectos de Aprendizagem. (Learning Objects). Acompanhando esse novo desafio, foi implementado no Centro de Sistemas Inteligente, da Faculdade de CiĆŖncias e Tecnologias da Universidade do Algarve um sistema de e-learning para o curso de Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e TelecomunicaƧƵes (MIEET), no Ć¢mbito do Projecto ā€œPromoção do Sucesso Escolar e Combate ao Insucesso Escolarā€. Com a implementação desse sistema procura-se criar condiƧƵes para que os Professores possam utilizar e reutilizar os conteĆŗdos de e-learning que foram criados, de forma personalizada e eficiente atendendo Ć s necessidades especĆ­ficas e individuas dos alunos. Neste sentido, propĆ“s-se nesta dissertação a criação de um conjunto de ferramentas que permitem criar as tais condiƧƵes, com o objectivo de desenvolver e implementar ferramentas de apoio a reutilização personalizada e eficiente de Objectos de Aprendizagem, permitindo assim uma pesquisa dos mesmos, em disciplinas posteriores que usam conteĆŗdos da disciplina actual, que permita uma inspecção do desempenho dos alunos nos Objectos de Aprendizagem que sĆ£o relevantes para a disciplina em questĆ£o e que, no caso desse desempenho ser insatisfatório, apresentar ao docente um conjunto desses Objectos de Aprendizagem, e as sequĆŖncias possĆ­veis, para que este possa criar pequeno curso on-line onde o aluno poderĆ” estudar novamente os conceitos associados a esses Objectos de Aprendizagem.

Description

Dissertação de mest., Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010

Keywords

E-learning Objectos de aprendizagem Sequenciação Personalização Precedências de conceitos Ferramentas e standards de e-learning

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License