| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.32 MB | Adobe PDF | |||
| 1.31 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A rÔpida evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e a emergência da
Sociedade de Informação cria inúmeras novas oportunidades para a melhoria da qualidade
da educação.
A utilização da Internet facilita o rÔpido acesso a materiais pedagógicos e serviços,
proporcionando um potencial sem precedentes para a educação e formação, popularizando
os sistemas de aprendizagem baseados na Web.
Essa popularidade tem incentivado os pesquisadores a prestarem atenção a vÔrias novas
questões, como o desenvolvimento de novas técnicas que permitam a personalização e
reutilização de Objectos de Aprendizagem. (Learning Objects).
Acompanhando esse novo desafio, foi implementado no Centro de Sistemas Inteligente, da
Faculdade de CiĆŖncias e Tecnologias da Universidade do Algarve um sistema de e-learning
para o curso de Mestrado Integrado em Engenharia Electrónica e Telecomunicações
(MIEET), no Ć¢mbito do Projecto āPromoção do Sucesso Escolar e Combate ao Insucesso
Escolarā. Com a implementação desse sistema procura-se criar condiƧƵes para que os
Professores possam utilizar e reutilizar os conteĆŗdos de e-learning que foram criados, de
forma personalizada e eficiente atendendo Ć s necessidades especĆficas e individuas dos
alunos.
Neste sentido, propÓs-se nesta dissertação a criação de um conjunto de ferramentas que
permitem criar as tais condiƧƵes, com o objectivo de desenvolver e implementar
ferramentas de apoio a reutilização personalizada e eficiente de Objectos de
Aprendizagem, permitindo assim uma pesquisa dos mesmos, em disciplinas posteriores
que usam conteúdos da disciplina actual, que permita uma inspecção do desempenho dos
alunos nos Objectos de Aprendizagem que são relevantes para a disciplina em questão e
que, no caso desse desempenho ser insatisfatório, apresentar ao docente um conjunto
desses Objectos de Aprendizagem, e as sequĆŖncias possĆveis, para que este possa criar
pequeno curso on-line onde o aluno poderĆ” estudar novamente os conceitos associados a
esses Objectos de Aprendizagem.
Description
Dissertação de mest., Engenharia Electrónica e Telecomunicações, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
E-learning Objectos de aprendizagem Sequenciação Personalização Precedências de conceitos Ferramentas e standards de e-learning
