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La presente tesis doctoral analiza la representación de España en el cine informativo português producido por iniciativa de organismos estatales considerando las series Jornal Português (1938-1951), Imagens de Portugal (1953-1970) y Jornal Cinematográfico Nacional (1975-1977). En el contexto de las dictaduras ibéricas, los noticiarios cinematográficos fueron uno de los instrumentos utilizados por las instancias de la propaganda para controlar la información y adoctrinar a las sociedades con los valores y dogmas de los regímenes. Transformados en archivos y salvaguardados por las instituciones que preservan el patrimonio audiovisual, hoy son testimonios valiosos del pasado reciente y fuentes para su investigación. Con el fin de abordar su estudio desde una perspectiva crítica, proponemos un modelo metodológico multidisciplinar enmarcado en la literacía de los medios como forma de rescate de la memoria audiovisual. Nuestro primer objetivo fue localizar las imágenes relacionadas con España. Para ello, diseñamos un instrumento metodológico en forma de fichas, que constituyen un catálogo de 145 noticias y reportajes. A lo largo de nuestra investigación, comparamos la producción de noticiarios en cada uno de los países refiriendo las características de cada caso. Asimismo, analizamos las imágenes catalogadas desde dicha perspectiva multidisciplinar estableciendo relaciones entre los diferentes contextos y la forma como los noticiarios representaron los acontecimientos mediante una serie de paradigmas y códigos propios que presentan dimensiones pedagógicas. Por último, ofrecemos un análisis de la representación de España y del repertorio temático de las relaciones entre ambos países, en el que destacamos la principal consigna propagandística que recorrió los noticiarios: la amistad, fraternidad y solidaridad peninsular.
A presente dissertação de doutoramento analisa a representação de Espanha no cinema informativo português produzido por iniciativa de organismos estatais, concretamente nas séries Jornal Português (1938-1951), Imagens de Portugal (1953-1970) e Jornal Cinematográfico Nacional (1975-1977). No contexto das ditaduras ibéricas, os jornais cinematográficos foram um dos instrumentos utilizados pelos órgãos da propaganda para o controlo da informação e o doutrinamento das sociedades com os valores e dogmas dos regimes. Transformados em arquivos e salvaguardados pelas instituições que preservam o património audiovisual, hoje são testemunhos valiosos do passado recente e fontes para a sua investigação. Com o objetivo de abordar o seu estudo numa perspetiva crítica, propomos um modelo metodológico multidisciplinar enquadrado na literacia dos media como forma de resgate da memória audiovisual. O nosso primeiro objetivo foi localizar as imagens relacionadas com Espanha. Para tal, desenhamos um instrumento metodológico em forma de fichas, que constituem um catálogo de 145 notícias e reportagens. Ao longo da nossa investigação, comparamos a produção de jornais cinematográficos em cada um dos países referindo as caraterísticas de cada caso. Da mesma forma, analisamos as imagens catalogadas a partir da referida perspetiva multidisciplinar, estabelecendo relações entre os diferentes contextos e a forma como os acontecimentos foram representados nos jornais cinematográficos estudados através de um conjunto de paradigmas e códigos próprios que apresentam dimensões pedagógicas. Por último, oferecemos uma análise da representação de Espanha e do repertório temático das relações entre ambos os países, do qual destacamos o principal lema propagandístico que percorreu os jornais cinematográficos: amizade, fraternidade e solidariedade peninsular.
A presente dissertação de doutoramento analisa a representação de Espanha no cinema informativo português produzido por iniciativa de organismos estatais, concretamente nas séries Jornal Português (1938-1951), Imagens de Portugal (1953-1970) e Jornal Cinematográfico Nacional (1975-1977). No contexto das ditaduras ibéricas, os jornais cinematográficos foram um dos instrumentos utilizados pelos órgãos da propaganda para o controlo da informação e o doutrinamento das sociedades com os valores e dogmas dos regimes. Transformados em arquivos e salvaguardados pelas instituições que preservam o património audiovisual, hoje são testemunhos valiosos do passado recente e fontes para a sua investigação. Com o objetivo de abordar o seu estudo numa perspetiva crítica, propomos um modelo metodológico multidisciplinar enquadrado na literacia dos media como forma de resgate da memória audiovisual. O nosso primeiro objetivo foi localizar as imagens relacionadas com Espanha. Para tal, desenhamos um instrumento metodológico em forma de fichas, que constituem um catálogo de 145 notícias e reportagens. Ao longo da nossa investigação, comparamos a produção de jornais cinematográficos em cada um dos países referindo as caraterísticas de cada caso. Da mesma forma, analisamos as imagens catalogadas a partir da referida perspetiva multidisciplinar, estabelecendo relações entre os diferentes contextos e a forma como os acontecimentos foram representados nos jornais cinematográficos estudados através de um conjunto de paradigmas e códigos próprios que apresentam dimensões pedagógicas. Por último, oferecemos uma análise da representação de Espanha e do repertório temático das relações entre ambos os países, do qual destacamos o principal lema propagandístico que percorreu os jornais cinematográficos: amizade, fraternidade e solidariedade peninsular.
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Jornais cinematográficos Cinejornais Franquismo Salazarismo; Literacia dos media Memoria audiovisual Propaganda