Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 12
  • The heretical pedagogy of los olvidados
    Publication . Fernández, Olivia; Reia-Baptista, Vítor
    The aim of this text is to analyse the subversive pedagogical value of this work, directed by Luis Buñuel in Mexico, 1950, as shown in the oneiric sequence of the dream, which has been highlighted in different context as one of the most important characteristics of the Buñuelian cinema, giving him a unique place in the history of cinematographic creation. This value has not only a paradigmatic dimension (which is comparable with those of Griffith, Eisenstein, John Ford, Hitchcock, Bergman and Godard), but, in fact, it implies another most important pedagogical dimension as a source of subversion of the reading and apropriation mechanisms that the spectators have been acquiring along with their film and cinematographic cultures - which means, in fact, their film literacy. In this text we will analyse the symbolic and the intertextual dimensions that give the character of obvious surreal content to the oneiric film excerpt in LOS OLVIDADOS - a film text within a film text - comparing the Buñuelian film indications with the final result of the filmed audiovisual sequence.
  • It's online, it's news: appropriation of viral narratives by the digital press
    Publication . Martins, Ana; Novoa Fernández, Olivia; Aguaded, Ignacio; Tavares, Mirian
    At the crossway between information and entertainment, memes and newsgames are some of the news formats which, made viral in social networks, complement the informational experience and compete with the traditional news media in constructing alternative readings of the real. If in the light of Bakhtin (2002), journalism can be understood as a secondary discursive genre that feeds on primary genres (pp. 61-62), how is one to understand the circulation of these discourses produced from journalistic events in social networks? On the other hand, how are these narratives appropriated by the media? What functions do they play in media discourse? In this article we present some examples of products created from events of political impact. Thereafter, we discuss, by the analysis of a set of news stories, how the digital press, in the Iberian context, makes use of them. The purpose of this article is to contribute to the reflection on how the news media relate to these new narratives.
  • Luis Buñuel en la Clase de Español/LE: diseño de actividades a partir de Los Olvidados y Nazarín
    Publication . Fernández, Olivia; Tavares, Mirian; Reia-Baptista, Vítor
    A investigação apoiada em áreas científicas que estudam o audiovisual pode ajudar a solucionar alguns dos problemas que surgem na hora de levar o cinema á sala de aula. Um dos principais objectivos do presente trabalho é precisamente demonstrar a relevância da análise dos materiais audiovisuais escolhidos como requisito prévio para a criação e desenvolvimento de actividades pedagógicas. Para este fim, foram seleccionadas duas películas de Luis Buñuel : Los Olvidados (1950) e Nazarín (1958). No âmbito deste estudo foram colocadas as hipóteses que permitem avaliar: o interesse das películas escolhidas para a aprendizagem do espanhol/LE; a facilidade de adquirir maiores competências culturais; assim como verificar se a aplicação da análise aos materiais facilita tambêm o desenho de actividades pedagógicas. Por fim, tomando em consideração os resultados obtidos, aplicam-se alguns exercícios de desenho de actividades para a utilização em contexto de aula.
  • Noticiarios enlatados: del rescate a la literacía de las imágenes referentes a España en el cine informativo portugués
    Publication . Fernández, Olivia Novoa; Tavares, Mirian
    La presente tesis doctoral analiza la representación de España en el cine informativo português producido por iniciativa de organismos estatales considerando las series Jornal Português (1938-1951), Imagens de Portugal (1953-1970) y Jornal Cinematográfico Nacional (1975-1977). En el contexto de las dictaduras ibéricas, los noticiarios cinematográficos fueron uno de los instrumentos utilizados por las instancias de la propaganda para controlar la información y adoctrinar a las sociedades con los valores y dogmas de los regímenes. Transformados en archivos y salvaguardados por las instituciones que preservan el patrimonio audiovisual, hoy son testimonios valiosos del pasado reciente y fuentes para su investigación. Con el fin de abordar su estudio desde una perspectiva crítica, proponemos un modelo metodológico multidisciplinar enmarcado en la literacía de los medios como forma de rescate de la memoria audiovisual. Nuestro primer objetivo fue localizar las imágenes relacionadas con España. Para ello, diseñamos un instrumento metodológico en forma de fichas, que constituyen un catálogo de 145 noticias y reportajes. A lo largo de nuestra investigación, comparamos la producción de noticiarios en cada uno de los países refiriendo las características de cada caso. Asimismo, analizamos las imágenes catalogadas desde dicha perspectiva multidisciplinar estableciendo relaciones entre los diferentes contextos y la forma como los noticiarios representaron los acontecimientos mediante una serie de paradigmas y códigos propios que presentan dimensiones pedagógicas. Por último, ofrecemos un análisis de la representación de España y del repertorio temático de las relaciones entre ambos países, en el que destacamos la principal consigna propagandística que recorrió los noticiarios: la amistad, fraternidad y solidaridad peninsular.
  • El aprendizaje inductivo y cooperativo en la clase de ELE
    Publication . Fernández, Olivia; Barahona, Nieves
    La idea del Taller «El aprendizaje inductivo y cooperativo en el aula de ELE» —que presentamos en el Cuarto Congreso de La enseñanza de español en Portugal celebrado en Evora el 3 de junio de 2011— surgió corno respuesta al deseo de compartir nuestro interés por el aprendizaje inductivo y cooperativo en el aula de español como lengua extranjera. Tanto el taller, como el texto que aquí lo recoge, se organizan en dos partes: El aprendizaje inductivo en la clase de ELE y El aprendizaje cooperativo en la clase de ELE.
  • Olhares e vozes da mudança social. Perspectivas de investigação dos jornais cinematográficos em Portugal e Espanha antes e depois da revolução e transição democrática
    Publication . Martins, Ana; Fernández, Olivia
    Valiosos registos do ponto de vista histórico e objetos de estudo desafiadores quanto às linguagens fílmicas, os jornais cinematográficos são testemunhos de um paradigma de produção e acesso à informação vigente em variados países sobretudo na primeira metade do séc. XX. Em Portugal e em Espanha foram utilizados nos regimes Franquista e do Estado Novo com fins claramente propagandísticos. Mas, se em Espanha a queda da ditadura marcou a sua extinção, em Portugal a sua produção manteve-se para além da Revolução, período durante o qual ganhou até um certo fôlego. A comunicação que se apresenta dá conta de alguns aspetos da análise de umcorpusde jornais cinematográficos produzidos em Portugal e em Espanha antes e depois da revolução/ transição para a democracia. A partir da leitura de um conjunto de imagens do NO-DO, do Jornal Português e do Jornal Cinematográfico Nacional, são apontadas algumas afinidades e diferenças, quer no que concerne as características dos jornais dos dois países, quer, numa perspetiva diacrónica, as suas abordagens à atualidade e aos seus atores sociais, que dão conta das evidentes transformações sociais que os jornais cinematográficos testemunham. Ilustrativo das diferentes abordagens dos jornais é o papel social atribuído à mulher que, no JCN, por exemplo, acompanha uma reconfiguração estética ao ceder a voz às protagonistas da reportagem. O olhar sobre as imagens convida ainda a um ponto de situação sobre a investigação ibérica produzida neste âmbito.
  • Literacia y memoria audiovisual de las dictaduras
    Publication . Fernández, Olivia
    Durante las dictaduras ibéricas fueron producidos noti- ciarios cinematográficos por los organismos de propaganda de los estados con la finalidad de controlar la información audiovisual y apoyar la difusión de los valores de los regíme- nes peninsulares. En la actualidad, este acervo de imágenes del pasado dictatorial ibérico constituye un archivo custodia- do por las filmotecas y archivos encargados de preservar la memoria audiovisual. En los últimos años, dichas imágenes han sido objeto de investigaciones, revelando la necesidad de una aproximación crítica a los materiales que forman nues- tra memoria audiovisual reciente. Este trabajo, fruto de una investigación todavía en curso, pretende reflexionar sobre la forma de abordar dicho asunto, teniendo como objeto de es- tudio aquellos noticiarios que fueron producidos bajo el seno de organismos estatales portugueses y españoles.
  • Desvelando a memória: desafios da investigação sobre os jornais cinematográficos em Portugal
    Publication . Fernández, Olivia; Martins, Filipa; Andión, Margarita Ledo; Vassalo de Lopes, Maria Immacolata
    Olhando ao período dos regimes ditatoriais espanhol e português, e em jeito de ponto de partida para a análise da produção de jornais cinematográficos no contexto ibérico, podemos apontar uma diferença estrutural: no caso espanhol, a ditadura desenhou todo um aparato mediático, o NO-DO, com controlo absoluto na produção e distribuição das atualidades cinematográficas. Em Portugal, por outro lado, o regime não deteve a exclusividade dessa produção e distribuição, razão pela qual conviveram no país diferentes jornais cinematográficos, resultando numa produção dispersa, tanto no período da ditadura como depois, com a chegada da democracia. A partir das recolhas do historiador português Matos- Cruz (1989) podemos ter uma ideia de como foi dispersa e prolongada a exibição de jornais cinematográficos em Portugal: o Jornal Português (JP) (1938-1951), o Visor (1961-1975), alguns jornais das colónias como o Actualidades de Angola (1957-1975) ou o Visor Moçambicano (1961-1973) e ainda alguns títulos tardios, como o Magazine Rivus Telecine (1979-1983) e o Cineforma-Magazine (1978-1988), dão conta dessa variedade. De entre os produzidos com a chegada da democracia, o Jornal Cinematográfico Nacional (JCN) partilha com o JP a estreita relação com o contexto político e social. No caso do JCN, concretamente, o modelo de organização da produção e até criação e estética do jornal está, como veremos, vinculado às mudanças sociais acontecidas com a revolução de 25 de Abril de 1974. Esta primeira diferença na forma de encarar os modos de produção dos jornais cinematográficos reflete-se nas semelhanças e especificidades que se possam observar ao comparar NO-DO (1943-1981) com os jornais produzidos nas mesmas condições em Portugal, isto é, pelo Estado, ou sob sua alçada, como foram os casos do Jornal Português (1938-1951) e do Jornal Cinematográfico Nacional (1975-1977).
  • Por si nos falla la memoria. La hermandad ibérica en los noticiarios cinematográficos
    Publication . Fernández, Olivia
    Held by museums and film institutes and converted, nowadays, in records of collective memory from the dictatorship, newsreels have attracted the attention of several, and rather insulated, national academy contexts. A comparative study of these images produced in different countries can illuminate certain aspects which escape particular approaches. Therefor, in this article we will discuss the indoctrination of the idea of "peninsular fraternity"in the treatment of two political events by the Spanish and Portuguese newsreels. Franco's visit to Portugal, in 1949, in NO-DO and Jornal Português; and the coverage of Adolfo Suaréz's visit to Portugal, in 1976, by Journal Cinematográfico Nacional.
  • Los olvidados de Buñuel: recepción, literacia fílmica e identidad nacional
    Publication . Novoa Fernández, Olivia
    In 2003 the origina/ film negativa of Los Olvidados was enlistcd at the UNESCO's Memory of the World Programme; which aims to preserve the most representative cultural heritage of languages, people and cultures in the worfd- The film premiere took place on November W', 1950 at Cine Mexico. A week laier, it was withdrawn because it portrayed an inconvenient and annoying representation ofthe country. Ijnlike Buñuel's earlier works, provoking the spectator's cyc with surrealistic, erotic and violent images, in Los Olvidados, the fi/mmaker assailed the audience in two fronts: on the one hand, the spectator's eye, who is unfamiliar with the cruelty of realify and, in a Mexican context, their national identity- I intend to highlight the fact that the film 's initial refusal in Mexico is intrinsically related to the construction of Mexican national identity, carried out through film pedagogy sponsored by the state and based on the paradigm of melodrama From a film literacy perspective, / propose to analyse this film, which was refused, criticized, accepted and applauded. Therefore, al/ these vicissitudes resulted not on/y from the subversion of film language in Buñuel's works but also from the actual context and cultura/ representations constructed at that time.