Repository logo
 
Publication

A indisciplina num agrupamento de escolas: estudo de caso

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAnica, Aurízia
dc.contributor.authorPereira, Maria de Lurdes dos Anjos
dc.date.accessioned2017-09-20T10:38:46Z
dc.date.available2017-09-20T10:38:46Z
dc.date.issued2017-01-19
dc.date.submitted2016
dc.descriptionDissertação de mestrado, Gestão e Administração Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2017
dc.description.abstractA indisciplina parece ser um fenómeno em ascensão, particularmente no meio escolar, ao qual cada vez menos alunos estão imunes. As suas causas são variadas e têm sido estudadas sob várias perspetivas, no intuito de compreender a essência do mesmo e, sobretudo, encontrar estratégias de atuação conducentes a uma inversão da tendência. Na base da presente investigação, esteve a preocupação com o aumento do número de processos disciplinares instaurados, nos últimos quatro anos, num dos 836 Agrupamentos de Escolas do país. Um estudo de caso impunha-se porque urgia conhecer a realidade factual, tendo em vista uma intervenção eficaz, no quadro das competências do Agrupamento. Os métodos utilizados foram a observação direta, o inquérito por questionário aos alunos e a análise documental dos processos disciplinares e das atas dos órgãos decisores. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que a indisciplina é uma prática corrente, com diferentes graus de gravidade, em todos os níveis de ensino, sendo de realçar, por um lado, a existência de muitos alunos que, apesar da consciência do ato, não hesitam em praticá-lo e, por outro lado, a ausência dessa consciência num número significativo de alunos, ainda que minoritário. Conscientes da diversidade de fatores associados ao fenómeno em estudo e, por isso, da complexidade deste, acreditamos nos resultados obtidos que nos permitem inferir as linhas mestras de uma intervenção para a resolução do problema da indisciplina que, entre outros, está na base do insucesso escolar de muitos alunos. Em síntese, consideramos fundamental a criação de uma estrutura específica que trabalhe na identificação precoce dos casos de indisciplina, no seu acompanhamento e que proponha estratégias fundamentadas de combate a este flagelo aos órgãos decisores.pt_PT
dc.identifier.tid201710374pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9988
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectViolênciapt_PT
dc.subjectBullying e ciberbullyingpt_PT
dc.titleA indisciplina num agrupamento de escolas: estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameGestão e Administração Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_A Indisciplina num Agrupamento de Escolas. Estudo de Caso.pdf
Size:
2.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.41 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: