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Advisor(s)
Abstract(s)
No final deste trabalho, julgamos ter mostrado que Claude Crébillon reconquistou o respeito e a
admiração que lhe eram devidos, tornando-se num dos nomes maiores da Literatura Francesa, ao
lado de Marivaux. Prévost ou Laclos. Por um lado. através de uma análise lúcida, minuciosa e
distanciada, o Autor desmascara os jogos estratégicos e tácticos da esgrima argumentativa e
linguística do código retórico-comunicacional do discurso amoroso, nas suas diversas tonalidades,
cambiantes e falsidades, vigente no microcosmo sociocultural aristocrático da Regência e do
reinado de Luís XV. Por outro, a estrutura sintáctica, aparentemente tortuosa e labiríntica, da sua
frase, tão criticada por alguns dos seus contemporâneos, sobretudo nos últimos romances, adequase.
de forma exemplar, à análise psicológica, como o demonstrou Bemadette Fort (1978), seguindo
os meandros da consciência e pondo a nu as complexidades, as hesitações, as contradições e as
máscaras hipócritas do desejo de sedução em jogo nos conflitos entre "coeur", "esprit" e "sens".
Esta análise psico-socio-Iinguística do jargão amoroso revela, de modo subtil e irónico, as máscaras
da hipocrisia galante, as armas de sedução libertina, mas também as armadilhas que ameaçam a
paixão quando esta confia em tal código.
Description
Tese de doutoramento, Literatura Francesa, Unidade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2000
Keywords
Literatura francesa Estudos literários