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Authors
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Abstract(s)
O processo de articulação curricular desenvolvido num agrupamento de escolas deve
considerar sempre em primeira instância a natureza do trabalho do professor. O trabalho
colaborativo, a gestão curricular, as concepções que cada um tem da disciplina de matemática e o
modelo de organização condicionam/promovem um processo transparente, de partilha e de
desenvolvimento profissional que conduzirão invariavelmente a que, os jovens alunos
beneficiem de processos de educação que estejam bem ligados entre si, cujas influências não se
neutralizem, mas que se complementem mutuamente, conduzindo, no seu conjunto a
oportunidades educativas ricas e polivalentes. Um dos objectivos da nossa reflexão consiste em
efectuar um diagnóstico da situação actual relativamente ao trabalho já desenvolvido ou que se
prevê desenvolver nas escolas/agrupamentos, no que concerne à problemática da articulação
curricular da matemática ao longo dos três ciclos do ensino básico.
O nosso modelo inicial passou então por várias etapas. Com recurso aos testes estatísticos
respectivos, as hipóteses de trabalho foram confirmadas, verificando-se evidência estatística para
validarmos o modelo explicativo teórico. Em função da dinâmica do modelo explicativo
emergente, construiu-se um novo instrumento que possibilitou uma observação que melhor
compreenda e possa posteriormente intervir ao nível da natureza do trabalho colaborativo e das
práticas curriculares. Para cada uma das etapas evolutivas do modelo, a técnica de observação
utilizada foi a do questionário, os quais foram sujeitos aos respectivos testes. O processo de
recolha de dados passou no modelo explicativo teórico por um grupo de 20 professores
conhecedores desta realidade. O modelo explicativo emergente passou a uma amostra alargada
de professores colocados em escolas dos concelhos de Faro, Olhão, Loulé e São Brás de Alportel
o que totalizou 152 questionários recepcionados.
Description
Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010
Keywords
Articulação curricular Gestão curricular Práticas curriculares Trabalho Concepções sobre o trabalho da matemática Agrupamento de escolas Modelo explicativo teórico Modelo explicativo emergente