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O trabalho colaborativo e as práticas curriculares na articulação vertical do currículo de matemática do Ensino Básico

dc.contributor.advisorGonçalves, Fernando Ribeiro
dc.contributor.authorSancho, Luís Andrade Correia
dc.date.accessioned2012-12-10T18:00:08Z
dc.date.available2012-12-10T18:00:08Z
dc.date.issued2010
dc.descriptionDissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010por
dc.description.abstractO processo de articulação curricular desenvolvido num agrupamento de escolas deve considerar sempre em primeira instância a natureza do trabalho do professor. O trabalho colaborativo, a gestão curricular, as concepções que cada um tem da disciplina de matemática e o modelo de organização condicionam/promovem um processo transparente, de partilha e de desenvolvimento profissional que conduzirão invariavelmente a que, os jovens alunos beneficiem de processos de educação que estejam bem ligados entre si, cujas influências não se neutralizem, mas que se complementem mutuamente, conduzindo, no seu conjunto a oportunidades educativas ricas e polivalentes. Um dos objectivos da nossa reflexão consiste em efectuar um diagnóstico da situação actual relativamente ao trabalho já desenvolvido ou que se prevê desenvolver nas escolas/agrupamentos, no que concerne à problemática da articulação curricular da matemática ao longo dos três ciclos do ensino básico. O nosso modelo inicial passou então por várias etapas. Com recurso aos testes estatísticos respectivos, as hipóteses de trabalho foram confirmadas, verificando-se evidência estatística para validarmos o modelo explicativo teórico. Em função da dinâmica do modelo explicativo emergente, construiu-se um novo instrumento que possibilitou uma observação que melhor compreenda e possa posteriormente intervir ao nível da natureza do trabalho colaborativo e das práticas curriculares. Para cada uma das etapas evolutivas do modelo, a técnica de observação utilizada foi a do questionário, os quais foram sujeitos aos respectivos testes. O processo de recolha de dados passou no modelo explicativo teórico por um grupo de 20 professores conhecedores desta realidade. O modelo explicativo emergente passou a uma amostra alargada de professores colocados em escolas dos concelhos de Faro, Olhão, Loulé e São Brás de Alportel o que totalizou 152 questionários recepcionados.por
dc.identifier.other37.015:51 SAN*Tra Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/1943
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.subjectArticulação curricularpor
dc.subjectGestão curricularpor
dc.subjectPráticas curricularespor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectConcepções sobre o trabalho da matemáticapor
dc.subjectAgrupamento de escolaspor
dc.subjectModelo explicativo teóricopor
dc.subjectModelo explicativo emergentepor
dc.titleO trabalho colaborativo e as práticas curriculares na articulação vertical do currículo de matemática do Ensino Básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Observação e Análise da Relação Educativapor

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