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O trabalho colaborativo e as práticas curriculares na articulação vertical do currículo de matemática do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Fernando Ribeiro | |
dc.contributor.author | Sancho, Luís Andrade Correia | |
dc.date.accessioned | 2012-12-10T18:00:08Z | |
dc.date.available | 2012-12-10T18:00:08Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description | Dissertação de mest., Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2010 | por |
dc.description.abstract | O processo de articulação curricular desenvolvido num agrupamento de escolas deve considerar sempre em primeira instância a natureza do trabalho do professor. O trabalho colaborativo, a gestão curricular, as concepções que cada um tem da disciplina de matemática e o modelo de organização condicionam/promovem um processo transparente, de partilha e de desenvolvimento profissional que conduzirão invariavelmente a que, os jovens alunos beneficiem de processos de educação que estejam bem ligados entre si, cujas influências não se neutralizem, mas que se complementem mutuamente, conduzindo, no seu conjunto a oportunidades educativas ricas e polivalentes. Um dos objectivos da nossa reflexão consiste em efectuar um diagnóstico da situação actual relativamente ao trabalho já desenvolvido ou que se prevê desenvolver nas escolas/agrupamentos, no que concerne à problemática da articulação curricular da matemática ao longo dos três ciclos do ensino básico. O nosso modelo inicial passou então por várias etapas. Com recurso aos testes estatísticos respectivos, as hipóteses de trabalho foram confirmadas, verificando-se evidência estatística para validarmos o modelo explicativo teórico. Em função da dinâmica do modelo explicativo emergente, construiu-se um novo instrumento que possibilitou uma observação que melhor compreenda e possa posteriormente intervir ao nível da natureza do trabalho colaborativo e das práticas curriculares. Para cada uma das etapas evolutivas do modelo, a técnica de observação utilizada foi a do questionário, os quais foram sujeitos aos respectivos testes. O processo de recolha de dados passou no modelo explicativo teórico por um grupo de 20 professores conhecedores desta realidade. O modelo explicativo emergente passou a uma amostra alargada de professores colocados em escolas dos concelhos de Faro, Olhão, Loulé e São Brás de Alportel o que totalizou 152 questionários recepcionados. | por |
dc.identifier.other | 37.015:51 SAN*Tra Cave | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/1943 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Articulação curricular | por |
dc.subject | Gestão curricular | por |
dc.subject | Práticas curriculares | por |
dc.subject | Trabalho | por |
dc.subject | Concepções sobre o trabalho da matemática | por |
dc.subject | Agrupamento de escolas | por |
dc.subject | Modelo explicativo teórico | por |
dc.subject | Modelo explicativo emergente | por |
dc.title | O trabalho colaborativo e as práticas curriculares na articulação vertical do currículo de matemática do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa | por |