Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo visa compreender como alunos do 9.º ano fazem uso de representações para
comunicar matematicamente num contexto de resolução de problemas, considerando,
simultaneamente, o papel do discurso desenvolvido entre os vários actores, na sala de
aula.
Assim, formularam-se as seguintes questões de investigação: i) A que representações
matemáticas recorrem os alunos quando se envolvem em actividades de resolução de
problemas? ii) Qual o papel desempenhado por estas representações nos processos de
resolução de problemas e de comunicação dos seus raciocínios? iii) De que modo as
interacções discursivas ocorridas durante as actividades de resolução de problemas
influenciam o processo de resolução?
O quadro teórico articulou diferentes focos, destacando-se: o processo de comunicação,
em geral, e a comunicação na aula de matemática, em particular, o discurso matemático
e as representações do conhecimento matemático.
O trabalho de campo contemplou uma intervenção pedagógica com dez alunos de 9.º
ano, nas aulas de Estudo Acompanhado, durante a qual foram propostas dez tarefas.
Esta intervenção, ao fomentar e valorizar a comunicação reflexiva e instrutiva, deu aos
alunos oportunidades de falarem, ouvirem, discutirem e reflectirem, colocando ênfase
na capacidade de comunicar em Matemática.
Adoptou-se uma metodologia qualitativa, de carácter interpretativo, centrada na análise
de dados recolhidos através de observação participante, de entrevistas aos alunos e das
suas produções.
Os resultados evidenciam que a resolução de problemas constituiu uma boa estratégia
para promover a comunicação matemática, uma vez que estimulou o aparecimento de
diversas representações, que foram progressivamente melhoradas, facilitou o confronto
de ideias, a delineação de estratégias e a apresentação de resultados, quer na forma
escrita quer oral.
O discurso que foi emergindo no contexto das aulas, e que se tornou cada vez mais
proficiente, permitiu uma clara evolução na execução das tarefas
Description
Keywords
Didáctica Ensino da matemática Comunicação em aula