Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do Ensino Secundário: estudo de um caso

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Corpo da Tese.doc1.72 MBMicrosoft Word Download

Abstract(s)

O presente Estudo de Caso tem por base a utilização de diferentes tipos de jogos dramáticos no ensino e aprendizagem de uma Língua Estrangeira, essencialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da oralidade. Num primeiro ponto, apresenta-se um estudo diacrónico das diferentes abordagens no ensino de uma Língua Estrangeira, centrado nas actividades e tarefas facilitadoras da expressão oral, assim como nas competências essenciais a essa aprendizagem. Seguidamente, descrevem-se algumas das teorias e práticas que estão na base da definição do conceito de Jogo Dramático, com a diferenciação dos tipos de jogo centrais a este estudo. Conclui-se esta fundamentação teórica com a apresentação de diversas abordagens desta actividade na aprendizagem das referidas línguas. O terceiro ponto diz respeito ao estudo de caso em si, no qual são referidos os objectivos centrais do mesmo, nomeadamente, que importância teve e tem o Jogo Dramático na formação e na prática lectiva do grupo de docentes estudado. São ainda descritos os instrumentos de investigação utilizados e a metodologia seguida. Depois de uma cuidada análise e síntese descritiva dos resultados obtidos, apresentam-se as conclusões às quais se chegou no decorrer desta investigação, destacando-se a verificação da ausência de uma formação adequada nesta área para professores e o reconhecimento, por estes, da validade pedagógica da utilização deste tipo de ferramenta.

Description

Dissertação mest., Educação Artística, Universidade do Algarve, 2005

Keywords

Teses Jogo dramático Oralidade Línguas estrangeiras

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License