Repository logo
 
Publication

O jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do Ensino Secundário: estudo de um caso

dc.contributor.advisorBranco, António
dc.contributor.authorMiranda, Luís Manuel de Almeida
dc.date.accessioned2011-09-07T16:05:09Z
dc.date.available2011-09-07T16:05:09Z
dc.date.issued2005
dc.descriptionDissertação mest., Educação Artística, Universidade do Algarve, 2005por
dc.description.abstractO presente Estudo de Caso tem por base a utilização de diferentes tipos de jogos dramáticos no ensino e aprendizagem de uma Língua Estrangeira, essencialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da oralidade. Num primeiro ponto, apresenta-se um estudo diacrónico das diferentes abordagens no ensino de uma Língua Estrangeira, centrado nas actividades e tarefas facilitadoras da expressão oral, assim como nas competências essenciais a essa aprendizagem. Seguidamente, descrevem-se algumas das teorias e práticas que estão na base da definição do conceito de Jogo Dramático, com a diferenciação dos tipos de jogo centrais a este estudo. Conclui-se esta fundamentação teórica com a apresentação de diversas abordagens desta actividade na aprendizagem das referidas línguas. O terceiro ponto diz respeito ao estudo de caso em si, no qual são referidos os objectivos centrais do mesmo, nomeadamente, que importância teve e tem o Jogo Dramático na formação e na prática lectiva do grupo de docentes estudado. São ainda descritos os instrumentos de investigação utilizados e a metodologia seguida. Depois de uma cuidada análise e síntese descritiva dos resultados obtidos, apresentam-se as conclusões às quais se chegou no decorrer desta investigação, destacando-se a verificação da ausência de uma formação adequada nesta área para professores e o reconhecimento, por estes, da validade pedagógica da utilização deste tipo de ferramenta.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.identifier.other37.02 MIR*Jog Cave
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/623
dc.language.isoporpor
dc.subjectTesespor
dc.subjectJogo dramáticopor
dc.subjectOralidadepor
dc.subjectLínguas estrangeiraspor
dc.titleO jogo dramático na formação e na prática lectiva de professores de línguas estrangeiras do Ensino Secundário: estudo de um casopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Educação Artística. Especialização em Teatro e Educaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Corpo da Tese.doc
Size:
1.72 MB
Format:
Microsoft Word