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Authors
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Abstract(s)
O presente estudo tem como objetivo compreender a razão pela qual a tarefa Rapid Automatic Naming (RAN) se associa a provas de leitura, avaliando o contributo diferencial das competências fonológicas e das competências ortográficas na relação RAN-leitura. Participaram neste estudo 57 crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 10 anos que frequentam o 2º, 3º ou o 4º ano do 1º Ciclo. Os resultados confirmaram a existência de uma associação entre o desempenho em tarefas RAN e as competências de leitura. Indicaram que o RAN apresenta um contributo diferenciado na leitura, sendo reduzido o efeito mediador das competências ortográficas e da consciência fonológica na relação RAN-leitura. Os resultados que apoiam a hipótese ortográfica apontam para que a relação RAN-leitura reflete pelo menos em parte processos subjacentes de natureza ortográfica, os quais estarão mais relacionados com a velocidade de acesso às representações ortográficas do que com a qualidade dessas representações.
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Keywords
RAN Leitura Consciência fonológica Competências ortográficas