Atracção interpessoal numa população de estudantes universitários: um estudo do ajustamento das expectativas à realidade

Abstract.pdf5.42 KBAdobe PDF Download
Agradecimentos.pdf7.06 KBAdobe PDF Download
Capa para impressão.pdf142.79 KBAdobe PDF Download
Índice.pdf9.48 KBAdobe PDF Download
Índice de anexos.pdf4 KBAdobe PDF Download

Desta investigação fazem parte quatro estudos, acerca das expectativas sobre o que se pensa que mais atrai fisicamente o outro sexo e das escolhas relativamente ao que mais atrai fisicamente no outro sexo. O primeiro (n=117) foi uma réplica de um trabalho de Paul Lavrakas (expectativas dos homens e escolhas das mulheres) estudando-se também as expectativas das mulheres e as escolhas dos homens. O segundo estudo (n=634) foi efectuado para recolher dados para a construção de um novo questionário mais adequado à população com que estávamos a trabalhar. No terceiro (n=493) foi feita a recolha de dados através de aplicação desse questionário. O último estudo, com uma amostra de 539 pessoas, tem também objectivos que se prendem com: construção dos modelos de beleza dos dois sexos; a inclusão do próprio e do companheiro nos modelos de beleza e sobre a percepção de se o elemento de atracção física preferido se inclui no modelo de beleza, ou no estereótipo. A investigação realizou-se ao longo de 17 anos e mostra que, ao longo do tempo, parece haver algumas alterações no sentido da aproximação entre expectativas e escolhas de um sexo e as anteriores indicações do outro. Isto verifica-se quer por maior tendência das mulheres para indicarem elementos de atracção mais físicos e sexuais, quer porque os homens começam a valorizar elementos de atracção mais expressivos. Contudo mantém-se uma matriz de base mais física e sexual nos homens e mais expressiva nas mulheres.

Tese dout., Psicologia, Universidade do Algarve, 2010

Teses Mulheres Homens Relações humanas Atracção interpessoal Atracção física