Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
7.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O trabalho investigativo associado a este relatório foi realizado com um grupo de 24
alunos de uma turma do 4.ºano do Ensino Básico de uma escola de Faro, durante o ano
letivo 2016/2017. Teve como principal objetivo a validação da utilização de uma
estratégia didática de ensino, promotora da aprendizagem de conteúdos elementares de
Astronomia, em especial dos movimentos de rotação e de translação do planeta Terra.
Foram explorados também outros conceitos relacionados com o movimento de rotação
da Terra e o fenómeno do Dia e da Noite.
A estratégia didática idealizada e implementada constou da construção de um filme de
animação digital, concebido com recurso a imagens captadas por câmaras fotográficas.
Essas imagens retratavam os movimentos de modelos de astros (Terra e Sol)
construídos em plasticina, manipulados pelos alunos. A visualização do produto final,
ou seja, do filme de animação, foi usada como ferramenta de ensino e aprendizagem.
O projeto iniciou-se com a recolha das conceções prévias dos participantes acerca de
conceitos elementares de Astronomia, efetuada através de um questionário. A
aprendizagem ou consolidação das conceções dos alunos neste domínio foi
diagnosticada através da aplicação do questionário, de novo, após a construção e
visualização do filme de animação.
Destacam-se os seguintes resultados, obtidos após a construção e visualização do filme
de animação, para todos os participantes: reconhecimento da existência de movimento
do Sol em torno de um eixo; saber da ausência de movimento do Sol em torno da Terra;
associar os movimentos de rotação e translação à Terra, associar o movimento de
rotação aos fenómenos do Dia e da Noite. As conceções que se mantiveram inalteradas
estão associadas à forma da órbita terrestre, identificada como sendo elíptica com uma
elevada excentricidade.
A construção do filme de animação por parte dos alunos revelou a utilidade de
estratégias desta natureza no ensino e aprendizagem de conteúdos de Astronomia. O
processo foi cativante e motivador de aprendizagens para os alunos e promotor do
desenvolvimento de competências didáticas e pedagógicas para o investigador, futuro
professor.
Description
Keywords
Conceitos de astronomia Filme de animação Conceções das crianças Movimentos de translação e de rotação da Terra Educação em ciências