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Animação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomia
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Coelho, Ana Cristina | |
dc.contributor.advisor | Gonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio | |
dc.contributor.author | Viegas, Rúben Emanuel do Ó | |
dc.date.accessioned | 2018-12-18T16:54:01Z | |
dc.date.available | 2018-12-18T16:54:01Z | |
dc.date.issued | 2018-05-22 | |
dc.date.submitted | 2017 | |
dc.description.abstract | O trabalho investigativo associado a este relatório foi realizado com um grupo de 24 alunos de uma turma do 4.ºano do Ensino Básico de uma escola de Faro, durante o ano letivo 2016/2017. Teve como principal objetivo a validação da utilização de uma estratégia didática de ensino, promotora da aprendizagem de conteúdos elementares de Astronomia, em especial dos movimentos de rotação e de translação do planeta Terra. Foram explorados também outros conceitos relacionados com o movimento de rotação da Terra e o fenómeno do Dia e da Noite. A estratégia didática idealizada e implementada constou da construção de um filme de animação digital, concebido com recurso a imagens captadas por câmaras fotográficas. Essas imagens retratavam os movimentos de modelos de astros (Terra e Sol) construídos em plasticina, manipulados pelos alunos. A visualização do produto final, ou seja, do filme de animação, foi usada como ferramenta de ensino e aprendizagem. O projeto iniciou-se com a recolha das conceções prévias dos participantes acerca de conceitos elementares de Astronomia, efetuada através de um questionário. A aprendizagem ou consolidação das conceções dos alunos neste domínio foi diagnosticada através da aplicação do questionário, de novo, após a construção e visualização do filme de animação. Destacam-se os seguintes resultados, obtidos após a construção e visualização do filme de animação, para todos os participantes: reconhecimento da existência de movimento do Sol em torno de um eixo; saber da ausência de movimento do Sol em torno da Terra; associar os movimentos de rotação e translação à Terra, associar o movimento de rotação aos fenómenos do Dia e da Noite. As conceções que se mantiveram inalteradas estão associadas à forma da órbita terrestre, identificada como sendo elíptica com uma elevada excentricidade. A construção do filme de animação por parte dos alunos revelou a utilidade de estratégias desta natureza no ensino e aprendizagem de conteúdos de Astronomia. O processo foi cativante e motivador de aprendizagens para os alunos e promotor do desenvolvimento de competências didáticas e pedagógicas para o investigador, futuro professor. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202024644 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.1/12224 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Conceitos de astronomia | pt_PT |
dc.subject | Filme de animação | pt_PT |
dc.subject | Conceções das crianças | pt_PT |
dc.subject | Movimentos de translação e de rotação da Terra | pt_PT |
dc.subject | Educação em ciências | pt_PT |
dc.title | Animação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomia | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação | |
thesis.degree.level | Mestre | |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |