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Animação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomia

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCoelho, Ana Cristina
dc.contributor.advisorGonçalves, Carla Alexandra Lourenço Duarte Rocha Dionísio
dc.contributor.authorViegas, Rúben Emanuel do Ó
dc.date.accessioned2018-12-18T16:54:01Z
dc.date.available2018-12-18T16:54:01Z
dc.date.issued2018-05-22
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO trabalho investigativo associado a este relatório foi realizado com um grupo de 24 alunos de uma turma do 4.ºano do Ensino Básico de uma escola de Faro, durante o ano letivo 2016/2017. Teve como principal objetivo a validação da utilização de uma estratégia didática de ensino, promotora da aprendizagem de conteúdos elementares de Astronomia, em especial dos movimentos de rotação e de translação do planeta Terra. Foram explorados também outros conceitos relacionados com o movimento de rotação da Terra e o fenómeno do Dia e da Noite. A estratégia didática idealizada e implementada constou da construção de um filme de animação digital, concebido com recurso a imagens captadas por câmaras fotográficas. Essas imagens retratavam os movimentos de modelos de astros (Terra e Sol) construídos em plasticina, manipulados pelos alunos. A visualização do produto final, ou seja, do filme de animação, foi usada como ferramenta de ensino e aprendizagem. O projeto iniciou-se com a recolha das conceções prévias dos participantes acerca de conceitos elementares de Astronomia, efetuada através de um questionário. A aprendizagem ou consolidação das conceções dos alunos neste domínio foi diagnosticada através da aplicação do questionário, de novo, após a construção e visualização do filme de animação. Destacam-se os seguintes resultados, obtidos após a construção e visualização do filme de animação, para todos os participantes: reconhecimento da existência de movimento do Sol em torno de um eixo; saber da ausência de movimento do Sol em torno da Terra; associar os movimentos de rotação e translação à Terra, associar o movimento de rotação aos fenómenos do Dia e da Noite. As conceções que se mantiveram inalteradas estão associadas à forma da órbita terrestre, identificada como sendo elíptica com uma elevada excentricidade. A construção do filme de animação por parte dos alunos revelou a utilidade de estratégias desta natureza no ensino e aprendizagem de conteúdos de Astronomia. O processo foi cativante e motivador de aprendizagens para os alunos e promotor do desenvolvimento de competências didáticas e pedagógicas para o investigador, futuro professor.pt_PT
dc.identifier.tid202024644pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/12224
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectConceitos de astronomiapt_PT
dc.subjectFilme de animaçãopt_PT
dc.subjectConceções das criançaspt_PT
dc.subjectMovimentos de translação e de rotação da Terrapt_PT
dc.subjectEducação em ciênciaspt_PT
dc.titleAnimação produzida por alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico, usada como recurso didático na aprendizagem de conceitos de astronomiapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Escola Superior de Educação e Comunicação
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

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