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A influência das funções executivas cognitivas e emocionais nos comportamentos adaptativos de crianças com diagnóstico de perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI)

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorSilva, Dina Lúcia Gomes da
dc.contributor.advisorInácio, Filomena Café
dc.contributor.authorFagundes, Ana Stella Sousa
dc.date.accessioned2024-02-02T11:53:45Z
dc.date.available2024-02-02T11:53:45Z
dc.date.issued2023-10-27
dc.description.abstractA Perturbação do Desenvolvimento Intelectual (PDI) abrange défices funcionais na eficiência intelectual e nas habilidades adaptativas. Este estudo investigou a relação entre o critério adaptativo da PDI e as funções executivas. A amostra incluiu 40 crianças de 8 a 12 anos com contexto socioeconómico inferior. Foram utilizadas a Bateria de Avaliação de Funções Executivas em Crianças (TI-BAFEC) e a Vineland - Escala de Comportamento Adaptativo para avaliar o desempenho das crianças com PDI e explorar a relação entre as funções executivas e os comportamentos adaptativos. Foram encontradas correlações positivas entre as pontuações totais de ambos os instrumentos, bem como entre os seus domínios. A análise de regressão revelou que as funções executivas cognitivas contribuem significativamente para os domínios de Comunicação e Autonomia, enquanto as funções executivas emocionais têm um papel importante no domínio de Socialização. Esses resultados destacam a importância de avaliar separadamente cada domínio dos comportamentos adaptativos na PDI. Conclui-se que as funções executivas cognitivas e emocionais têm um impacto significativo nos comportamentos adaptativos das crianças com PDI, o que pode orientar o desenvolvimento de intervenções e estratégias de apoio mais eficazes para melhorar o funcionamento adaptativo dessas crianças.pt_PT
dc.description.abstractIntellectual Developmental Disorder (IDD) is characterized by a wide range of functional deficits that result in significantly below-average intellectual efficiency for an individual's age, as well as limitations in adaptive functioning in everyday activities. The study sample consisted of 40 children, aged 8 to 12, from a lower socioeconomic background. The Children's Executive Function Assessment Battery (TI-BAFEC) and the Vineland Adaptive Behaviour Scale were administered to assess and describe the performance of children diagnosed with IDD, as well as to explore the extent to which executive functions (cognitive and emotional) are related to and influence adaptive behaviours. There were significantly positive correlations between the total scores of each instrument, the total score with the domains of the other instrument, and among the domains themselves. Regression analysis revealed that cognitive executive functions appeared to significantly contribute to the Communication and Autonomy domains, while emotional executive functions significantly influenced the Socialization domain. These findings validate the importance of separately assessing each domain when evaluating adaptive behaviours in IDD. In conclusion, cognitive and emotional executive functions predict adaptive behaviours to some degree in children with IDD, thereby contributing to the development of more effective interventions and support strategies, enabling better monitoring and more effective promotion of adaptive functioning in these children.pt_PT
dc.identifier.tid203436903pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/20348
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFunções executivas cognitivas e emocionaispt_PT
dc.subjectComportamentos adaptativospt_PT
dc.subjectPerturbação do desenvolvimento intelectualpt_PT
dc.subjectNeurodesenvolvimentopt_PT
dc.titleA influência das funções executivas cognitivas e emocionais nos comportamentos adaptativos de crianças com diagnóstico de perturbação do desenvolvimento intelectual (PDI)pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
thesis.degree.levelMestre
thesis.degree.nameMestrado em Neurociências Cognitivas e Neuropsicologiapt_PT

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DISSERTAÇÃO - Ana Stella Sousa Fagundes (70264) 02.11.2023.pdf
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