Repository logo
 
Publication

Determinantes no preço de um imóvel: uma análise hedónica no contexto algarvio

dc.contributor.advisorRebelo, Efigénio
dc.contributor.authorGuerreiro, António Eugénio Rocheta
dc.date.accessioned2015-03-13T16:14:36Z
dc.date.available2015-03-13T16:14:36Z
dc.date.issued2012
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractA presente dissertação procura analisar o impacto das diferentes características de um imóvel no seu preço de mercado, na região do Algarve. O sector imobiliário constituiu um driver para o desenvolvimento económico do Algarve, tendo constituído uma relação muito forte de simbiose com o sector turístico. A crise económica e financeira de 2008 colocou ambos estes sectores em dificuldades, reduzindo o montante de crédito disponível e por consequência, a procura imobiliária. Este novo paradigma económico, de elevado desajuste entre a procura e a oferta imobiliária e de crédito inexistente, intensifica a necessidade dos construtores criarem e desenvolverem produtos imobiliários que estejam de acordo com as necessidades dos seus clientes. As preferências dos clientes tomam precedência na construção, ao invés dos preceitos do promotor imobiliário ou do arquiteto. A análise desta problemática numa perspetiva do marketing é então necessária para a criação de novas estratégias empresariais e mesmo de economia regional. Esta dissertação utiliza uma análise de regressão para desconstruir o preço de um produto imobiliário pelas suas características físicas e tipológicas. Desta forma, conseguir-se-á obter uma definição das características mais apreciadas pelos clientes e pelos quais tem preferência. O modelo de regressão obtido, na sua versão semi-logarítmica restrita, não apresenta evidência de má especificação pois passou o teste F à imposição de restrições e o teste RESET. Os resultados obtidos atestam a importante contribuição de algumas variáveis consideradas para a determinação do preço de um imóvel.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/5804
dc.language.isoporpor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectMercado imobiliáriopor
dc.subjectRegressão linearpor
dc.subjectPortugal - Algarvepor
dc.titleDeterminantes no preço de um imóvel: uma análise hedónica no contexto algarviopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineMarketingpor
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve. Faculdade de Economiapt_PT
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 3 of 3
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação.pdf
Size:
1.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Base de dados inicial.pdf
Size:
5.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Modelo final.pdf
Size:
227.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.46 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: