Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Para uma aprendizagem significativa e uma comunicação autêntica na aula de língua estrangeira: o contributo do ensino baseado em tarefas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relat_rio PPS - MEL - UALG.pdf1.66 MBAdobe PDF Download
Anexo I.A.pdf5.02 MBAdobe PDF Download
Anexo I.B.pdf4.27 MBAdobe PDF Download
Anexo I.C.pdf7.78 MBAdobe PDF Download
Anexo I.D-E.pdf2.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tendo presente a preocupação de favorecer situações de comunicação quotidianas que ocorrem dentro e fora da sala de aula e que correspondessem aos interesses, às necessidades de aprendizagem e às experiências dos alunos, concebi sequências de aprendizagem assentes nos princípios comunicativos do ensino da língua e numa metodologia baseada em tarefas. A partir da análise e da reflexão da prática levada a cabo, procuro demonstrar como o recurso às tarefas contribuiu para que a sala de aula se convertesse num espaço social e interpessoal em que os alunos se envolveram em situações autênticas de negociação de sentido. O presente Relatório Científico debruça-se sobre as respeitantes opções metodológicas e em que medida estas promoveram uma aprendizagem significativa, favoreceram a aquisição de saberes e o desenvolvimento de competências em língua estrangeira e, consequentemente, melhoraram a competência comunicativa dos discentes.

Description

Keywords

Ensino comunicativo da língua Metodologia de tarefa Aprendizagem significativa Comunicação autêntica Ensino centrado no aluno

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License